Aprovado pelo MEC: curso de Radiologia da FACIT recebe a nota 4

O compromisso em oferecer uma educação de qualidade é uma missão que a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins leva muito a sério, por isso passa por uma constante avaliação do MEC – Ministério da Educação.

Ao final de um intenso processo de avaliação, o MEC atribui uma nota de 1 a 5 para a universidade ou o curso. Nas últimas semanas, foi a vez de o curso de Tecnologia da Radiologia da instituição passar por esse processo e, ao final dele, recebeu a nota 4, um indicador de curso acima da média, de que vai bem além do mínimo exigido pelo ministério.

“Receber esse reconhecimento mostra o compromisso que temos com nossos alunos e com a comunidade, pois formamos profissionais de excelência que prestarão um serviço de qualidade que beneficia toda a população”, destaca a diretora-geral da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva.

A nota atribuída pelo MEC é importante porque seu resultado serve como referência para que futuros alunos escolham a FACIT como uma universidade que oferece um curso de excelência na área da Radiologia.

“Foi um grande desafio termos passado pela primeira vez por uma avaliação virtual in loco e com um novo instrumento de avaliação do MEC, mas, com bastante empenho, esforço e dedicação de toda a equipe, direção da FACIT, direção acadêmica e coordenação do curso, conseguimos nos preparar e tivemos ter êxito”, explica a coordenadora do curso de Radiologia, professora Ângela Morais.

A nota 4 reflete de forma positiva para a instituição e para o curso, pois mostra a organização e a qualidade do ensino que está sendo ofertado para seus acadêmicos. Ter escolhido um curso de excelência enche a acadêmica Danieli Ferreira Borges de orgulho.

“O curso é bem completo, abrangendo conhecimento técnico e tecnólogo para preparar e operar equipamentos de diagnósticos por imagem aos acadêmicos, sem contar que o tempo de duração é curto, mas complexo na educação. Estou cursando o terceiro período e já tive a oportunidade de acolher e desenvolver excelente conhecimentos”, enfatiza Danieli.

Como o MEC calcula a nota?

O Ministério da Educação avalia diferentes conceitos para definir a nota para o curso de graduação de uma IES – Instituição de Ensino Superior. Dentre os conceitos estão o projeto pedagógico, o desempenho dos estudantes, a infraestrutura da instituição e o corpo docente. Cada conceito tem seu peso e juntos formam uma nota que vai de 1 a 5, sendo 1 a pior nota e 5 a melhor.