Com mais de 340 metros quadrados de área construída nesta primeira etapa, unidade terá Centro Cirúrgico, UTI, Ambulatório, salas para internação e toda estrutura para a prática dos acadêmicos de Medicina Veterinária, sendo o primeiro da região Norte do Tocantins
Investindo cada vez mais na infraestrutura acadêmica e sendo um referencial na região Norte do Tocantins na formação de profissionais de excelência, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) está fazendo os últimos ajustes no projeto para a construção da Clínica Veterinária e que depois será transformado no primeiro Hospital Veterinário dentro de uma faculdade particular da região Norte do Tocantins.
Uma reunião foi realizada na última semana com a diretora geral da Facit, Drª Ângela M. Sila, a vice-diretora geral Drª Carollyne Mota, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Drª Fernanda Luz, e o engenheiro responsável pelo projeto, Paulo Lopes. O objetivo foi de verificar os ajustes necessários para a elaboração do projeto final da Clínica.
De acordo com a diretora geral, Drª Ângela M. Silva, este será mais um grande marco para a faculdade. “Quando construímos o Campus II da Facit, a nossa visão era ampliar os cursos de graduação para Araguaína região. Naquele momento, sabíamos que os investimentos tanto na parte acadêmica como de infraestrutura, seriam contínuos. E estamos seguindo nosso projeto de expansão da faculdade, oferecendo uma infraestrutura de qualidade e de ponta para os nossos acadêmicos”, destacou.
“Projeto está iniciando como Clínica Escola até a implantação do Hospital Veterinário”, completou a diretora geral.
Estrutura
A unidade terá 346,93 m² de área construída nesta primeira etapa e será implantada no Campus II da faculdade, localizada às margens da TO-222.
Em sua estrutura, a Clínica terá 16 salas sendo distribuídas da seguinte forma: recepção; consultório; pet shop; Salas dos Professores, do Veterinário, de Apoio e de Aula, de Imagens (Raio-X, Ultrassom, Diagnóstico por Imagem); Centro Cirúrgico, Internação, UTI, Ambulatório, Laboratório Clínico e de Coleta de Exames, Farmácia/depósito e Expurgo.
De acordo com os ajustes a serem feitos no projeto inicial, a obra está prevista para ser iniciada em maio próximo. A expectativa é de que em dezembro desse ano a obra seja finalizada.
Atendimentos
Segundo a coordenadora do curso, Drª Fernanda Luz, a Clínica Veterinária vai atender animal de pequeno porte. “Os acadêmicos farão as aulas práticas de Clínica, Cirúrgica, Anestesiologia e Técnica Cirúrgica, além de estágio supervisionado na unidade”, explicou.
Ainda de acordo com Fernanda, as práticas e as cirúrgicas em grandes animais serão feitas à campo. A capacidade de atendimento ainda será definida.