Alunos de Odontologia levam informações sobre saúde bucal para a Casa do Indio

Engajada no intercâmbio cultural entre acadêmicos e as comunidades indígenas do norte do Tocantins, a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT levou a turma do primeiro período do curso Odontologia à Casa do Índio.

Os alunos deram uma palestra para os indígenas sobre a importância da higiene bucal, distribuíram kits com escova e creme dental e ainda participaram de uma oficina de pintura corporal com jenipapo.

A professora Garithuzy Macedo reforça que é de extrema importância que os acadêmicos tenham contato desde cedo com uma nova cultura, já que, no futuro, eles podem trabalhar a saúde bucal junto aos indígenas.

“Não podemos chegar mudando totalmente a cultura deles, é preciso haver um meio termo. Eles precisam vivenciar essa cultura totalmente nova”, explicou a professora.

Empolgado, o acadêmico Richardson Gabriel da Silva destacou que todas as atividades que ajudam na vida profissional são válidas. “Achei muito importante a oportunidade que a FACIT nos deu de conhecer a comunidade. Tudo isso serve como experiência profissional e nos dá um conhecimento a mais”.

Há dois anos, a FACIT mantém uma parceria com a Casa do Índio fornecendo tratamento gratuito para os indígenas dentro da clínica odontológica da faculdade, promovendo palestras sobre higienização dental e atendimento de triagem nas aldeias.

O apoio é bem visto pela comissão administrativa da Casa, conforme contou Eide Sousa Porto. “Por meio desta parceria os indígenas ficam sabendo sobre a forma correta de higienização da boca, além de receber todos os tratamentos dentários, principalmente as próteses total e parcial, que é o que eles mais precisam no momento”, explicou Eide.