Alunos de odontologia da Facit se destacam em ação Natal Solidário no CEIP Norte em Santa Fé do Araguaia

Por Daiana Godoi

Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) brilharam em uma ação solidária realizada no Centro de Internação Provisória da Região Norte (CEIP Norte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Araguaia. O evento, intitulado Natal Solidário, teve lugar no Setor Anaídes, no último dia 19 de dezembro.

A iniciativa foi possível graças à colaboração efetiva entre o CEIP Norte, a Prefeitura Municipal e a Facit, demonstrando o comprometimento das instituições em promover o bem-estar e a solidariedade na comunidade. A programação começou com um caloroso café da manhã oferecido às crianças e suas famílias, seguido por um mutirão de atendimentos.

Os alunos do curso de Odontologia da Facit desempenharam um papel fundamental ao oferecer atendimentos odontológicos de qualidade durante o evento. Além dos serviços odontológicos, a comunidade teve acesso a consultas médicas e de enfermagem, enriquecendo a oferta de cuidados de saúde.

O evento também contou com palestras nas áreas da saúde e justiça, reforçando a importância da educação e conscientização nessas esferas. Enquanto as atividades transcorriam, o CEIP Norte distribuiu cestas básicas, roupas novas e usadas, e brinquedos para as famílias, contribuindo para proporcionar um Natal mais feliz e digno.

A coordenadora do curso de Odontologia, Tatiana Cunha, destacou a importância da experiência dos acadêmicos com o uso da cadeira portátil, utilizada para atender pacientes na zona rural. O que possibilitou a vivência do dia a dia de atendimentos nas áreas mais afastadas das cidades. Segundo ela, “Mesmo de férias, os alunos vieram. Foi uma experiência incrível!”

A atmosfera solidária foi acompanhada pela melodia do violino, tocado pelo músico Josione Pereira, que não só proporcionou um ambiente agradável, mas também é um Agente de Segurança Socioeducativo lotado em Santa Fé do Araguaia, demonstrando a integração entre as diferentes esferas da comunidade.

O sucesso dessa ação solidária reflete o comprometimento dos servidores do CEIP Norte em fortalecer os laços entre a Unidade Socioeducativa e as comunidades de Santa Fé do Araguaia. Essas iniciativas não apenas geram um impacto social significativo, mas também evidenciam o poder transformador da união de esforços em prol do bem comum. A Facit parabeniza seus alunos de Odontologia pela contribuição notável para o sucesso deste Natal Solidário.