O vínculo social que a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT estabelece com as comunidades foi além das fronteiras do Tocantins. No mês de março, alunos de diversos períodos de Odontologia e os professores Lázaro Coura e Lídia Hidalgo ofereceram seus conhecimentos em saúde bucal durante a ação social em comemoração aos 81 anos do Instituto Batista da cidade de Carolina, no Maranhão.
O evento levou várias atividades à população, como cortes de cabelo, bazar, feira de comidas típicas, assistência jurídica, médica e odontológica, esta última promovida pelos alunos da FACIT.
O acadêmico Filipe de Sousa Carvalho Santos, do 8º período, teve um gostinho especial em participar das comemorações, já que ele é natural de Carolina, estudou no instituto e fez o convite para que a FACIT participasse da festa. “Foi uma experiência muito marcante poder devolver para a escola as coisas positivas que aprendi na faculdade. Reencontrei amigos e familiares e é muito gratificante poder ter esse contato com eles na condição de, em breve, cirurgião dentista”, disse Filipe.
Todo o material utilizado nos atendimentos odontológicos foi doado pelos alunos da FACIT. A equipe levou ações de prevenção em saúde bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e palestras educativas para pais e crianças.
Também ex-estudante do Instituto Batista, Laryssa Felismina de Lima, aluna do 5º período, ficou feliz em compartilhar tanta informação útil com os conterrâneos. “Eu acredito muito na Odontologia preventiva, por isso fomos avaliar os pacientes, ensinar os cuidados primários de escovação e prevenir para que as doenças não surjam”.
A professora Lídia Hidalgo, mestre em Odontologia Preventiva e Social (UNESP) e doutora em Odontopediatria (USP), fez valer seus conhecimentos assessorando os alunos ao lado do professor Lázaro. Ela destacou que toda a iniciativa de participar das comemorações e a organização das atividades partiram dos acadêmicos.
“Pude observar que eles estão atentos às oportunidades oferecidas e atuando em espaços sociais, levando o conhecimento adquirido na faculdade para a comunidade. Além disso, o serviço voluntário é uma prática importante para a formação do aluno. A Odontologia atual exige um profissional com conhecimento tanto da técnica, quanto das características socioculturais da comunidade em que ele está inserido para o desenvolvimento adequado da sua prática odontológica”.