Alunos de ADM e ADS iniciam uma nova campanha de conscientização e recolha de lixo eletrônico

Mais uma vez, os cursos de Administração (ADM) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO investem em iniciativas sustentáveis dentro da faculdade e para toda a comunidade. No último dia 8, alunos e professores lançaram o projeto Sustentável de Tecnologia, que pretende conscientizar os públicos interno e externo sobre a reciclagem de equipamentos eletrônicos e criar um espaço para recebimento destes materiais.

O professor Rogério dos Reis Brito, um dos idealizadores, conta que o projeto nasceu dentro da sala de aula, na disciplina de Administração de Sistema de Informação. “Uma das grandes preocupações do meio acadêmico é a sustentabilidade. E, nesta linha, surgiu uma dúvida entre os alunos: para onde vão os equipamentos depois de usados ou inviabilizados?”.

Mãos à obra

O passo seguinte foi partir para a prática e iniciar o projeto. A ideia é receber teclados, mouses, celulares, monitores de computador e todo e qualquer equipamento considerado lixo eletrônico quando não tem mais serventia. Os alunos de ADM e ADS instalaram um contêiner e um banner no campus II da FACIT para iniciar a campanha de informação e recolha dos materiais.

“Também fechamos uma parceria com uma ONG de Araguaína para que colete os materiais recebidos e dê a destinação final”, completa o professor Rogério.

Apenas o começo

“Em um primeiro momento, o projeto focará no público acadêmico da FACIT, alunos, professores, colaboradores técnicos e administrativos e também os pacientes das clínicas odontológicas. Depois, a vontade dos alunos e do professor Rogério é expandir a ação para outros públicos”, informa o coordenador do curso de ADM, professor Marcelo Molina Mari.

Além do impacto ambiental, o projeto foi positivo sob outro aspecto também, segundo a aluna do 4º período de ADM, Danila dos Santos Barbosa. “O trabalho em equipe foi um dos pontos altos desse projeto. Os dois cursos se uniram para compartilhar as informações com o público sobre a reciclagem dos equipamentos eletrônicos, porque poucos têm conhecimento sobre isso”.

Já a também aluna de ADM, Rita de Cássia Lima de Sousa, lembrou a responsabilidade da profissão neste tipo de iniciativa. “Nós administradores temos que ter essa consciência de criar um ambiente mais sustentável, organizado e limpo para todos trabalharem”.

Além da ação Sustentável na Tecnologia, a FACIT-TO também tem em execução, há três anos, o projeto “Papa Pilhas” para a recolha de pilhas e baterias, inclusive de celulares, evitando que sejam descartadas como lixo comum e contaminem o meio ambiente com os componentes tóxicos. O Canto dos AtalhosSelecione a funçãoPrint pageGo backGo forwardReload pageScroll to topScroll to bottomScroll upScroll up morePage upScroll downScroll down morePage downScroll leftScroll left moreScroll rightScroll right moreClear downloadsNext tabPrevious tabFirst tabLast tabNew tabClose tabDuplicate tabMove tab to new windowPin/unpin tabMute/unmute tabMove tab leftMove tab rightMove tab to first positionMove tab to last positionNew windowNew private windowClose windowToggle fullscreenComponha o seu atalho

Não adicionou qualquer atalhoDesativar a área ativa