Alunos de ADM da FACIT contribuíram com a Feira do Microempreendedor do Colégio Pré-Universitário

Com apoio da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, o Colégio Pré-Universitário de Araguaína realizou, no último dia 9, a primeira Feira do Microempreendedor, que reuniu alunos de todas as turmas e foi organizada pelos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.

Um mês antes da feira, os acadêmicos do curso de Administração da FACIT deram uma assessoria empresarial para os estudantes e cada barraca montada durante a feira foi reflexo direto dessa ação. Segundo o professor Marcelo Molina Mari, os terceiranistas receberam todas as informações para que pudessem abrir a própria empresa simulada.

A consultoria dos alunos de ADM abordou a estruturação de custos fixos e variáveis, encargos sobre folha de pagamento e marketing da empresa. “Toda a parte de preparação da empresa foi realizada com auxílio dos acadêmicos da FACIT”, explicou o professor.

Ao todo, a feira trouxe oito barracas montadas e filas de “consumidores” que esperavam pacientemente para comprar os produtos, algo muito apreciado pelo “sócio” da Apollo Bijuterias, Daniel Natanael. “Nada disso teria acontecido sem a ajuda dos estudantes da FACIT. Eles estiveram presentes desde a produção da logomarca até a planilha de preços. Quando eu estiver no mercado de trabalho, me lembrarei deste dia”, disse Daniel.

Mas o aprendizado não ficou só com os estudantes do Colégio Pré-Universitário. Laynus Sousa, acadêmico do 7° período de ADM, viu nessa ação a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu na sala de aula. “Ensinamos para os mais jovens uma noção do que é ser um empresário, do trabalho que dá ter o próprio empreendimento e a experiência foi muito gratificante”, destacou.