Alunos da graduação de Odontologia da Faculdade Facit participam da Virada Odontológica de Araguaína

Por Daiana Godoi, 28/10/2023

No período de 21 a 27 de outubro, a cidade de Araguaína, no Tocantins, testemunhou a participação ativa dos alunos da graduação de Odontologia da Faculdade Facit em um evento de grande relevância para a saúde bucal da comunidade. O evento, conhecido como Virada Odontológica, foi estabelecido como uma ação permanente no município por meio da Lei Municipal Nº 3323, de 19 de setembro de 2022, e ocorre anualmente na semana do dia 25 de outubro.

A Faculdade Facit, reconhecida por seu compromisso com a formação de profissionais de saúde, foi convidada a participar ativamente das atividades desenvolvidas durante a Virada Odontológica de Araguaína. Durante a semana, uma série de atividades de prevenção, promoção à saúde bucal, orientação, palestras, teatro, escovação supervisionada, triagens e atendimentos odontológicos foram realizadas, abrangendo não apenas a área urbana, mas também a zona rural do município.

No dia 21 de outubro, sábado, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araguaína, os alunos se envolveram no Mutirão de Cirurgia, trabalhando em conjunto com os dentistas do CEO para atender a demanda de cirurgias odontológicas.

A abertura oficial da Virada Odontológica ocorreu no dia 23 de outubro, segunda-feira, na Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, no Setor Nova Araguaína, onde os alunos da Facit realizaram atividades que incluíram teatro e escovação supervisionada, com a supervisão da Professora Ana Paula.

No dia 24 de outubro, terça-feira, em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, grupos de alunos promoveram palestras sobre higiene bucal, conscientização sobre câncer de boca e tabagismo, além de orientação de higienização oral com escovão e macro modelo. As gestantes também receberam palestras sobre as alterações bucais na gravidez e a importância do cuidado oral durante esse período. Além disso, os alunos auxiliaram na avaliação de pacientes, agendamentos de consultas e responderam a dúvidas, trabalhando em conjunto com os cirurgiões dentistas das UBSs.

No dia 26 de outubro, quinta-feira, alunas da Facit se deslocaram até o Anexo Água Amarela, na zona rural, para realizar palestras sobre higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor. Elas também acompanharam o atendimento no Odontomóvel, levando os cuidados odontológicos para áreas mais afastadas da cidade.

A Virada Odontológica chegou ao seu encerramento no dia 27 de outubro com um café da manhã e uma palestra de agradecimento para as equipes de saúde bucal, dentistas e auxiliares do município, ressaltando o comprometimento e a importância do evento para a promoção da saúde bucal da população de Araguaína.

A participação ativa dos alunos da graduação de Odontologia da Faculdade Facit na Virada Odontológica, demonstra o compromisso da instituição com a comunidade e a formação de profissionais engajados na promoção da saúde bucal da população.