ALUNOS DA FACIT APRENDEM NA PRÁTICA O PROCESSO DE GESTÃO DE UMA FAZENDA

Aprender na prática. Este sempre será um dos objetivos da Faculdade de Ciências do Tocantins- FACIT-TO. E os alunos matriculados na disciplina de Planejamento Estratégico do curso de Administração tiveram dois dias de uma verdadeira imersão no mundo do agronegócio. Quase trinta alunos tiveram uma experiência com o tema Planejamento Estratégico em Gestão Rural.

O trabalho foi coordenado pela professora responsável pela disciplina de Planejamento Estratégico, Dra. Ângela Maria Mota. A comitiva da FACIT viveu uma verdadeira troca de conhecimento na fazenda Terra Santa que fica na região do município de Santa Fé do Araguaia-TO. “Os alunos aprenderam desde a técnica de amonstragem de manejo de gado, passando pelo controle de pragas na pastagem até a suplementação do rebanho. As teorias aplicadas em sala de aula foram vividas nesses dois dias de imersão”, disse a Dra. Ângela Maria Mota.

Participaram também do trabalho o administrador da propridade, José Adriano Jodas e o gerente Ronaldo Pereira. A aula prática abordou ainda a parte de análise do bioma Cerrado enfatizando toda a parte ambiental como a preservação das nascentes e da floresta. Os alunos puderam ver de perto uma mata em pé como determina o Código Florestal que estabelece 35% da mata nativa preservada nas propriedades rurais.

Desafio em equipes.

O trabalho na fazenda também teve desafio para os estudantes da FACIT. A turma foi dividida em três grupos: Verde, Black e Vermelho. Cada equipe foi desafiada a cumprir uma série de tarefas que fazem parte da rotina no campo. A equipe Vermelha ficou com a missão de acordar bem cedo. Logo às 5 horas da manhã, os alunos tiveram que acompanhar a ordenha das vacas, a produção do queijo, o tratamento das aves e dos suínos até a condução do sal mineral e do suplemento ao pasto para o rebanho.

O time Verde foi o responsável por conhecer todas as nascentes da fazenda. Os alunos também cumpriram bem a missão do plantio de árvores para o reflorestamento das nascentes. Já a equipe Black ficou com o trabalho que envolveu a coleta de imagens dos animais silvestres que existem na área, além de conhecer mais sobre o Cerrado brasileiro.

Palestra

Para finalizar os dois dias de experiência para os futuros administradores também do setor rural, os alunos participaram de uma palestra sobre os desafios na criação do gado. Todo o processo da atividade, passando pelo manejo até a parte final, que é a comercialização, foi repassado aos estudantes.

“Foi uma experiência incrível. Eu já tinha contato com o ambiente da fazenda. Foi uma oportunidade de aprender novas técnicas administrativas. Nosso objetivo também era classificar os pontos positivos e que podem ser melhorados na fazenda e também verificar quais procedimentos utilizados na fazenda. Essa forma de ensino facilita bastante o aprendizado, pois com a mão na massa, absorvermos melhor o conteúdo”, disse o estudante Adriel Rocha.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FACIT

ascom@faculdadefacit.edu.br (63) 992274927