Aluno, professor e colaborador, vocês podem transformar a FACIT-TO!

A partir da ação da CPA e da Autoavaliação Institucional, alunos, professores e colaboradores conseguem contribuir com a valorização e melhoria contínua da FACIT-TO.

Uma vez por ano, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT-TO) promove uma de suas principais ações junto a alunos, professores e colaboradores técnico-administrativos: a Autoavaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.

Conforme o próprio nome já diz, é o momento em que a comunidade interna da faculdade responde um questionário para apontar progressos, evoluções e pontos de melhoria em variados aspectos.

Para ser mais específico, são 10 dimensões divididas em 5 eixos.

Quando será a avaliação?

Neste ano, os questionários serão aplicados entre os dias: 5 e 19 de novembro, de forma online/presencial.

No total serão 45 perguntas para alunos, 40 para professores e 31 para o corpo técnico-administrativo.

Grupo heterogêneo

Maria das Graças Rodrigues, coordenadora do CPA, explica que a comissão é formada por três membros de cada grupo de participantes: corpo docente (professores), discentes (alunos), colaboradores técnico-administrativos e sociedade civil organizada

“Mas apenas a comunidade acadêmica faz, de fato, a avaliação. Esse é um instrumento que contribui com o planejamento e evolução constante da instituição, avaliando os resultados e propondo melhorias”, informa Maria.

Como eu sei que vai funcionar?

Após a avaliação, os resultados são entregues à gestão da FACIT-TO e publicados pela para todos os interessados, tanto no site da faculdade, como em banners fixados nos dois campus.

Em 2020, a gestão da instituição começou a aplicar as pontuações feitas na avaliação de 2019 e ainda acrescentou novas ações ao longo do ano passado, com foco em melhorias para 2021.

Entre as iniciativas estão a implantação do Departamento de Controle e Registro de Extensão Curricular (concluído), investimentos para a construção da clínica veterinária (em andamento) e implantação do núcleo EaD (ação contínua).

“Esta é a maneira mais eficiente de promovermos mudanças eficientes, que de fato atendam às necessidades dos nossos públicos. E a forma mais prática de saber quais são essas demandas e onde estamos acertando é ouvindo todos os envolvidos”, ressalta a coordenadora da CPA.

Espaço democrático

A diretora geral da FACIT-TO, Angela Maria Silva, pontua que, periodicamente, é preciso reconhecer e aprimorar o que funciona, estimular as boas iniciativas, apontar e propor soluções para as fragilidades. A partir desta visão é possível construir uma Instituição mais forte e que atenda de fato os interesses dos seus públicos e de toda a sociedade.

“É o momento democrático em que toda a comunidade interna tem a oportunidade de fazer valer a sua voz”, afirma a diretora.

Fluxo de avaliação

Para organizar os processos da autoavaliação, a CPA criou 8 etapas claras e cronológicas:

1) Planejamento

2) Sensibilização

3) Aplicação dos questionários

4) Coleta e Análise dos dados

5) Apresentação dos resultados

6) Plano de Melhorias

7) Retorno à comunidade

8) Relatório de Avaliação

Quem são os atuais membros da CPA?

Corpo Docente (Professores): João Pedro Vieira da Costa, Fernanda Luz Alves Neves e Severina Alves Almeida

Corpo Técnico-Administrativo: Denyse Mota, Gleicileia Cruz Silva e Sayonara Castro de Souza

Corpo Discente: Ríssia Ferreira dos Santos, Flávio Benício Sousa e Mariana Moraes Cunha

Sociedade Civil: Lucas Moura dos Santos, Eugênio José Piva e Marineide Ferreira Sousa

Quais áreas são avaliadas?

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Dimensão 8: Planejamento e Avaliação