Aluno de ADM da FACIT tem projeto selecionado pelo SEBRAE Tocantins

O acadêmico Laynus Sousa da Silva, do curso de Administração da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, teve um projeto de startup aprovado pelo SEBRAE Tocantins dentro do Programa de Pré-Aceleração SEBRAE EDS (Economia Digital para Startups) de apoio às soluções de inovação e tecnologia, atuando junto a empreendedores individuais, micro empresas e negócios de pequeno porte.

O projeto é de um site que reúne profissionais de todas as áreas de atuação da Odontologia e foi construído com o apoio do coordenador de curso de ADM da FACIT, Prof. Vagner Cavalcanti Ribeiro, e do Prof. Jayrson Sousa Paraná, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Segundo Laynus, a ideia do site é criar um ambiente virtual, onde os dentistas possam divulgar seus serviços com mais amplitude. “Mas além dos profissionais da Odontologia, o site também terá uma frente voltada para os usuários destes serviços com o intuito de tornar mais simples a procura pelos profissionais”, destaca o aluno.

Vagner chama a atenção para a iniciativa do projeto. “O Laynus aproveitou o ambiente vivenciado na faculdade, a experiência profissional e o contato com o curso de Odontologia para estruturar a ideia. Vemos aqui uma situação clara de bom aproveitamento do potencial do administrador para todas as áreas possíveis e da transdisciplinaridade adotada pela instituição”.

Parâmetro de qualidade

O acadêmico de ADM também lembra que o site poderá servir como ferramenta de avaliação dos serviços prestados. “A ideia é que o site também seja um banco de dados, dando um feedback  para que os dentistas desenvolvam o valor estratégico da sua atuação”.

Terreno fértil

O site deverá atender dentistas autônomos, clínicas odontológicas e de radiologia odontológica, além dos pacientes. “A demanda é ampla, pois em Araguaína temos duas das melhores faculdades do Tocantins na área de Odontologia, o que faz da cidade um referencial em cursos de graduação e pós-graduação. Ou seja, temos tudo para o negócio manter alto movimento, contando com egressos semestrais dessas IES que acabam de entrar no mercado e precisam de visibilidade”, ressalta Laynus.

Observação do mercado

A ideia do site não surgiu à toa. Laynus trabalhava numa clínica de radiologia odontológica e percebia que muitos pacientes iam encaminhados de dentistas não cadastrados no banco da clínica. “Muitas vezes, esses pacientes precisavam realizar o exame por algum plano e para isso eu precisava do nome e CRO do dentista, mas muitos deles não se preocupavam em preencher corretamente os pedidos de exame. Então ficava o paciente e eu sem ter quaisquer dados sobre o dentista e isso atrapalhava nossa prestação de serviço”.

insight foi ainda mais forte quando o professor Vagner falou do projeto do SEBRAE durante uma aula. Laynus apresentou a ideia ao coordenador e o projeto foi abraçado. “O professor ainda me ajudou a dar um melhor norte para o projeto e depois o inscrevi no SEBRAE. Agora fui selecionado e vou desenvolver a ideia”, conta o acadêmico.

A seleção

Após inscrever o site no projeto do SEBRAE, Laynus acreditou que não havia sido selecionado. Mas durante a aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2017, o palestrante, representante do SEBRAE, disse que os resultados haviam sido divulgados e, para a grata surpresa de Laynus, o projeto do site foi escolhido. “Participarei de palestra, oficinas e mais quatro módulos sobre modelos de negócio. Estou otimista para transformar a ideia em um negócio autossustentável”, finaliza Laynus.

SEBRAE Economia Digital para Startups

A iniciativa do SEBRAE Tocantins permite que os projetos selecionados tenham o acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia proporcionados por entidades de ciência, tecnologia e inovação, visando a melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações nas empresas e mercados, desde que caracterizadas como Startups Digitais.