Aluna de Odontologia da FACIT publica artigo em jornal científico nacional

Um dos pilares da formação acadêmica, a pesquisa científica é levada muito a sério na Faculdade de Ciências do Tocantins. Tanto que, desde que ingressa na faculdade, os alunos são estimulados a produzir artigos, trabalhos, pesquisas, entre outros estudos sempre com foco no crescimento acadêmico.

Uma prova disso foi a recente publicação de um artigo científico da acadêmica de Odontologia da FACIT, Daiane Landim Borba, no Jornal Vascular Brasileiro, periódico nacional da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Com a orientação da professora Yamba Carla Lara Pereira, Daiane produziu o estudo “O diagnóstico precoce de aterosclerose através de radiografias”, que trata de uma revisão que mostra a importância de radiografias panorâmicas no diagnóstico diferencial da calcificação da artéria carótida, levando a uma intervenção precoce e um custo acessível. O trabalho também contou com a contribuição do professor Ulisses Vilela Hipólito na tradução para a língua inglesa.

“Fiquei muito feliz com a publicação do artigo, porque consegui realizar uma parte do meu sonho como odontóloga. Essa conquista me mostrou que todo meu esforço e dedicação valeram a pena”, disse Daiane.

Estímulo

A aluna lembra que, para um acadêmico, já ter um artigo publicado em um veículo nacional é muito importante. “Daqui pra frente, quero continuar pesquisando e, quem sabe, conseguir publicar outros trabalhos. Espero que essa publicação também sirva de incentivo para que outros alunos busquem mais a pesquisa acadêmica”.

Daiane ainda reconhece a ajuda que teve para alcançar este feito. “O professor Ulisses e a professora Yamba foram fundamentais. Eles me deram muito incentivo e muito apoio durante a produção do artigo”.

Processos

A professora e orientadora do projeto de pesquisa, Yamba, conta que a aluna teve acesso a 1100 radiografias panorâmicas para fazer os levantamentos. “O objetivo foi divulgar o diagnóstico precoce de doenças sistêmicas por meios das radiografias odontológicas, rotineiras no dia a dia do cirurgião dentista”.

O projeto passou por três fases: aprovação pelo comitê de ética e pesquisa, via Plataforma Brasil; revisão de literatura; e os levantamentos.

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: http://jvascbras.com.br/

Leia o artigo da aluna Daiane: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v15n4/1677-5449-jvb-15-4-302.pdf