Advocacia Empreendedora: um amplo mercado que pede por iniciativas novas para novos desafios

Quatro jovens advogados foram convidados para compartilhar histórias de sucesso com os alunos de Direito da FACIT-TO

Para celebrar o Dia do Advogado (11 de agosto), o curso de Direito da Faculdade de Ciências  do Tocantins – FACIT-TO proporcionou aos seus alunos um encontro com a realidade empreendedora da profissão.

No último dia 19, no auditório do campus II da faculdade, quatro jovens advogados compartilharam com o público suas experiências de mercado e os caminhos para conquistar uma posição de respeito e credibilidade.

“Esse é o perfil do curso de Direito da FACIT: nós entregamos aos nossos alunos essa formação empreendedora, tecnológica e disruptiva, por isso nós convidamos profissionais com esse perfil para falar um pouco sobre os desafios da área depois de formados”, pontuou o coordenador do curso, Maicon Rodrigo Tauchert.

Empresário ou Empreendedor?

As advogadas Ana Karolina Montes e Jaqueline Rosa Cruz, e os advogados Renato Ferraz e Túlio Marinho explicaram que, no mercado do Direito, há uma diferença entre ser empresário e empreendedor.

O empresário é aquela pessoa que está atrás do balcão há anos e que tem como rotina comprar mercadorias, vender o produto e aferir o lucro no final do mês, tendo nisso o único contentamento.

O empreendedor é diferente: além de vender um produto, ele oferece um serviço, vende uma sensação, ele quer provar para o público que o produto dele é o melhor, e além disso, o objetivo da sua vida é maximizar a experiência do cliente com seu produto.

“Assim somos nós, advogados. Há aqueles que se contentam em ganhar o suficiente para pagar as despesas. Mas do outro lado temos profissionais que se preocupam em dar o melhor de si, se qualificar e se destacar na área de atuação escolhida”, destacou Jaqueline.

Acadêmicos ativos

A participação dos alunos de Direito da FACIT-TO durante as palestras foi grande. E todas as dúvidas foram respondidas pelos advogados.

Bruna de Araújo Nogueira confessou que não conseguiu escolher qual assunto foi o mais interessante da palestra, já que tudo que escutou serviu como divisor de águas.

“Os convidados tiraram muitas dúvidas técnicas que eu tinha a respeito do empreendedorismo, a respeito do estágio, também me incentivaram a ter a vivência no curso de Direito. Me senti muito esperançosa de que estou no caminho certo e tenho pessoas que irão me acompanhar neste caminho, então toda a palestra foi muito proveitosa”, disse a aluna.

“Eu espero que eles embarquem de verdade nessa viagem que é o Direito. Aos que estão iniciando agora, não se limitem, porque o Direito é um universo de possibilidades, não tenham medo de explorar essas possibilidades”, finalizou a advogada Jaqueline.