Acadêmicos e professores da FACIT se destacaram no II CICO

Nos dias 12, 13 e 14 de maio, acadêmicos dos cursos de Odontologia e Radiologia da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins participaram do II CICO – Congresso Internacional Científico Odontológico. Promovido pelo SICIDETO – Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Tocantins, o evento reuniu profissionais e acadêmicos de todo o Tocantins.

De todos os trabalhos científicos submetidos ao congresso, mais de 70% foram escritos por acadêmicos da FACIT, uma produção científica de relevância para todo o corpo acadêmico regional.

Durante o CICO, vários prêmios foram concedidos como forma de reconhecimento aos feitos realizados por orientadores e acadêmicos. Uma das reconhecidas pela organização do congresso foi a Dra. Myrella Lessio Castro, condecorada por ter sido a professora que mais orientou trabalhos submetidos ao CICO.

“Fiquei surpresa e feliz com o reconhecimento, ajudei os alunos no tempo disponível que eu tive, até mesmo durante a noite e finais de semana. Tive sorte de orientar bons alunos e eles souberam fazer muita coisa sozinhos, deu tudo tão certo que já estou recebendo intimações de alunos para orientá-los nos próximos eventos”, comenta a professora Myrella.

A Caroline Wagner dos Santos foi uma das orientadas pela professora Myrella, ela é acadêmica do 7° período do curso de odontologia da FACIT e também faz parte da turma de cirurgia oral menor.

“Foi uma experiência maravilhosa, a professora é muito acessível e me ajudou muito mesmo, mandava áudios e mais áudios explicando os detalhes e me ajudou a enxergar e planejar a melhor maneira de escrever meu trabalho”, destaca Caroline.

Dois acadêmicos no Top 3

Dos três melhores trabalhos científicos submetidos ao CICO, dois foram escritos por acadêmicos da FACIT que foram reconhecidos e premiados por isso.

Orientado pelas Profa. Karen Hannah Dantas e a profa. Aryssa Brenna Machado Barbosa, Juan da Silva Oliveira ficou em segundo lugar com o trabalho “Tratamento ortodôntico em paciente com transtorno do espectro autista (TEA)- Relato de caso clínico”.

“A FACIT foi fundamental pois ela tem essa equipe de docentes que nos direcionam e que são como uma família para nós acadêmicos, eles dão apoio e acreditam no nosso potencial, puxam orelha, aconselham e nos instigam a buscar conhecimento”, enfatiza Juan.

Terceira colocada, Ana Laura Dias Marinho produziu seu trabalho com o tema “Manual em saúde bucal bilíngue kraho/português“ e teve como orientadora a professora Dra. Eliana Andrade.

“A experiência foi ótima, foi minha primeira vez apresentando em um congresso internacional, estar entre os trabalhos premiados me faz sentir que estou no caminho certo, para que cada dia possamos trazer uma odontologia mais inclusiva aos povos que sofrem maior vulnerabilidade social. A Facit é um agente facilitador no meu processo de conquistas acadêmicas, pois ela abre muitas portas de oportunidades aos alunos, sou muito grata”, finaliza Ana Laura.