Acadêmicos e professores da FACIT participaram da Semana Estadual do Jovem Empreendedor

A 1ª Semana Estadual do Jovem Empreendedor de Araguaína (21 e 22 de março) teve como meta despertar na comunidade acadêmica a vontade de empreender. E a iniciativa de aderir ao movimento das startups contagiou os estudantes dos cursos de Administração (ADM), e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO, parceira do evento.

ACIARA Jovem, SEBRAE, Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT-TO), Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), e UNITPAC se uniram para lançar o Movimento Startup Araguaína e levar até o público universitário o conhecimento necessário para isso.

A professora da FACIT-TO, Giane Figueiredo fez a abertura do cerimonial do evento e destacou a importância de incentivar os jovens na carreira do empreendedorismo. “Muitos têm ideias geniais, mas por medo de falhar, não seguem em frente. Às vezes basta um investimento ou um apoio para se iniciar uma Startup”, enfatizou. Os professores Marcelo Molina e Marcelo José também participaram do evento.

Segundo Diego Acácio, integrante da organização do evento, a 1ª Semana Estadual do Jovem Empreendedor teve como objetivo fomentar o empreendedorismo tocantinense. “Trouxemos palestrantes que dividiram experiências de sucesso e esperamos que os exemplos sirvam de combustível para esses jovens e, quem sabe, futuros empreendedores”, destacou o organizador.

Convidados

O palestrante Luiz Carvalho, contou sua trajetória de vida e mostrou que cada ideia que deu errado serviu para pavimentar seu caminho para o sucesso.

Darley Passarin, da empresa Tô no Lucro Delivery, de Palmas, trouxe o case de sucesso que mostrou que, com esforço e trabalho duro, uma ideia genial pode render muitos frutos.

Vanessa Murta, do Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz (MA), falou do cenário promissor para o empreendedorismo jovem, do poder da união e associativismo e que é preciso entrar de cabeça na cultura Startup.

Por fim, a professora Rafaella Kalil destacou a necessidade de observar o mundo com outros olhos, de que é possível tirar dos problemas uma oportunidade e, com isso, lucro.

Absorvendo tendências

Acadêmicos e membros da ADMS Consultoria, Empresa Júnior da FACIT-TO, marcaram presença no evento para coletar informações úteis e compartilhar com os demais alunos.

“Tive a percepção e a necessidade de estar atualizado no que se refere ao empreendedorismo e as novas tendências dos negócios. É necessário ter muita dedicação, uma equipe focada para que o conjunto da ideia produza bons frutos e que tenha um diferencial para que seja colocada em prática”, explicou o acadêmico do curso de ADM, Mateus Lima.

O acadêmico Marcos Rogério Pereira Leita, também de ADM, elogiou as duas noites de palestras e os conteúdos compartilhados. “A partir do momento que a faculdade me dá a oportunidade de aprender novas coisas, de me oferecer uma visão a mais do que podemos ganhar, novas portas se abrem”, finalizou o estudante.