Getting your Trinity Audio player ready... |
Trio de especialistas da Paes & Advogados conduziram a conversa
Os acadêmicos do curso de Odontologia da FACIT deixaram o jaleco de lado para participar de um bate-papo sobre como “Exercer a Odontologia com segurança jurídica”. A conversa foi conduzida pelos especialistas do escritório Paes & Advogados, Dr. Mainardo Paes, Dr. Tadeu Costa e Dr. Raphael Fernandes.
O objetivo foi despertar os futuros dentistas para a necessidade de pensar na importância que o meio jurídico tem para a profissão, bem como blindar o consultório odontológico para evitar ações judiciais.
“É importante que todos tenham consciência de que o profissional deve agir sempre conforme a cartilha da lei, em todos os sentidos, para blindar o consultório e evitar uma possível judicialização”, explica o fundador do escritório Paes & Advogados, Dr. Mainardo Paes.
Preparando os acadêmicos
A coordenadora do curso de Odontologia da FACIT, Dra. Marcela Moreira, explica que a faculdade tem o dever de preparar os acadêmicos em todas as áreas.
“Diante da grande responsabilidade ética que o cirurgião-dentista exerce, é também fundamental saber executar de forma segura juridicamente. Assim sendo, abordar esse tema na graduação permite que formemos alunos mais preparados quanto às questões legais da profissão, direitos civis e criminalistas, como prevenir os processos judiciais, além da importância da assistência jurídica”, pontua.
Os acadêmicos aprenderam mais sobre a importância de se fazer o compliance no consultório odontológico, de realizar uma boa adequação da documentação, da Lei Geral de Proteção de Dados, cláusulas que ajudam a blindar o consultório odontológico e que devem estar previstas nos contratos e no prontuário, bem como a necessidade de um bom relacionamento entre profissional e o paciente.
Foco fora da Odontologia
Acostumados com o foco na Odontologia, poder conhecer os aspectos legais da profissão mais a fundo foi uma grata surpresa para os acadêmicos que estão nos períodos finais do curso.
“Pude conhecer mais a respeito das funções dos auxiliares e dos técnicos e também sobre a integridade administrativa. Foi tudo muito interessante, e isso vai me ajudar a me prevenir de surpresas que possam aparecer lá na frente”, conta Rafael Sales Soares Silva, acadêmico do oitavo período.
Para a acadêmica do 9° período Ester de Menezes Barbosa, o bate-papo acrescentou à sua base de conhecimento informações que serão úteis durante toda a sua vida.
“Hoje eu descobri que posso me aposentar com 25 anos de serviço. Também vi as obrigações que terei quando estiver atuando na profissão e situações que podem gerar um processo. Então, eu gostei bastante”, finaliza Ester.