Acadêmicos de Enfermagem da FACIT assistem a aula especial sobre o SUS

É com frequência que a FACIT convida autoridades e profissionais de sucesso em suas áreas para conversar com seus acadêmicos sobre pontos de interesse na profissão. Na noite da última terça-feira, 18, os alunos do curso de Enfermagem da instituição conheceram mais sobre o SUS – Sistema Único de Saúde, durante aula especial com o advogado e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araguaína, Dr. Marques Elex Silva.

“É muito importante essa participação dos nossos alunos, haja vista que serão futuros enfermeiros e enfermeiras. Então, é necessário que eles já conheçam o SUS, como funciona e que benefícios esse sistema pode trazer para as pessoas”, destaca a professora e coordenadora do curso de Enfermagem da FACIT, Denia Rodrigues Chagas.

O papel do conselho

Durante a aula, o Dr. Marques também explicou sobre o papel do Conselho Municipal de Saúde.

“O Brasil é o único país do mundo que tem um Sistema Único de Saúde com esta configuração. É papel do Conselho de Saúde ser um dos pilares que sustentam o SUS, que nenhum recurso saia dos cofres públicos sem que o Conselho de Saúde aprecie as matérias e aprove”, conta.

É papel do Conselho Municipal de Saúde atuar como órgão fiscalizador, com autoridade para decidir e aprovar as prestações de contas do Fundo Municipal de Saúde do Município.

A Letícia é caloura no curso de Enfermagem e está interessada no papel do SUS como serviço de amparo à sociedade.

“Foi uma aula muito importante. O presidente do Conselho falou do funcionamento do SUS e sobre a participação da população. Foi essencial que tivéssemos essa aula, já que ajudou todos a entender mais a fundo sobre esse sistema de saúde”, finaliza Letícia.