Acadêmicos de Administração da FACIT conheceram a rotina administrativa da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota

Os acadêmicos do curso de Administração (ADM) da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT tiveram a oportunidade de conhecer uma rotina administrativa um pouco diferente daquelas observadas no dia a dia.  O grupo formado por alunos, professores e membros da direção visitou as instalações da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) para acompanhar de perto a dinâmica de gestão do local.

A visita teve como objetivo apresentar aos acadêmicos todos os pilares da administração em um ambiente prático: planejamento, organização, direção e controle.

A importância da prática

Segundo o diretor da UTPBG e coordenador do curso de ADM da FACIT, professor Elizeu José dos Santos, é muito importante que os acadêmicos saiam da sala de aula e vivenciem as práticas administrativas. “Atraindo o aluno ao ambiente prático, um laboratório vivo, eles saem do vício da prolixidade, da repetição do dia a dia de sala de aula e acabam adentrando o ambiente prático de gestão pensada nos mínimos detalhes”, explicou o Diretor.

Itinerário

Os acadêmicos visitaram a escola do presídio, a sala de monitoramento da área externa e interna, área técnica do complexo, enfermaria, pátio de visitas e o setor de detenção. onde tiveram uma visão global dos pavilhões da unidade.

Outra visão

Ao visitar o complexo prisional, os alunos conheceram um lado diferente do que prega o senso comum. Cícero José, coordenador operacional da empresa Umanizzare, responsável pela gestão do presídio, afirmou ter sido uma honra receber os acadêmicos nas instalações. “Pudemos mostrar como funciona de verdade o dia a dia de uma cadeia. Sabemos que não é nada fácil, mas a realidade é muito diferente do que é pregado lá fora”, explicou Cícero.

Experiência para vida toda

Os futuros administradores aproveitaram cada segundo que vivenciaram dentro das paredes do sistema prisional.

Acadêmico do 3° período, Yorran Gustavo agradeceu pela oportunidade e destacou a importância de conhecer os processos administrativos dentro da esfera pública. “Vivenciamos a gestão e como ela é feita nesse contexto amplo que é a administração pública e administração do setor privado. Senti-me privilegiado por ter tido essa oportunidade ímpar”, disse.

O conhecimento adquirido sobre a rotina prisional chamou a atenção da acadêmica do 6° período, Juliana Vieira. “A realidade que as pessoas de fora falam é bem diferente do que realmente acontece aqui dentro. Não tem nada de bagunçado, é tudo muito bem pensado e cada um cumpre seu papel dentro do presídio”, comentou.