Acadêmicos da Facit se destacam no II CICO

70% dos trabalhos científicos submetidos ao congresso foram escritos por acadêmicos da instituição

A UFNT – Universidade Federal do Norte do Tocantins, recebeu nos dias 12, 13 e 14 de maio, o II CICO – Congresso Internacional Científico Odontológico. Promovido pelo SICIDETO – Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Tocantins, o evento reuniu profissionais e acadêmicos de odontologia de todo o Tocantins.

Certa de 70% dos trabalhos submetidos ao congresso foram escritos por acadêmicos da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, que compareceram em peso para assistir as palestras de profissionais de renome na área da odontologia.

“A FACIT é uma grande impulsionadora de conhecimento, nós acreditamos na educação, na atualização, tecnologia e inovação. O CICO trouxe isso, então não poderíamos deixar de ser parceira desse evento justamente por esses princípios fortes, pilares da educação que é a inovação e a busca de novos conceitos”, destacou a Diretora da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva.

A instituição foi parceira do congresso e contou com um stand onde promoveu aulas e distribuiu material informativo e brindes com a cara da FACIT.

Enorme, o CICO reuniu três eventos de uma única vez, o VI Fórum Nacional de Odontologia Hospitalar do Tocantins, o I Fórum Nacional de Saúde Suplementar e Ética da Odontologia do Tocantins e o IV Fórum Nacional de Odontologia do Tocantins.

Odontologia Tradicional x Digital

A Vice-Diretora da FACIT, Dra. Carollyne Mota, foi uma das convidadas para compartilhar seu conhecimento com os acadêmicos, sua palestra teve como tema “Odontologia Tradicional x Odontologia Digital: O que mudou?”.

Durante a palestra, a Dra. Carollyne falou sobre o que tem mudado na ortodontia tradicional para a ortodontia atual, já que antigamente o tratamento predominante era realizado com o uso dos brackets e fios metálicos, mas hoje se tem uma gama de tecnologia que facilita o trabalho.

“Meu objetivo foi mostrar que quando a gente alia a tecnologia ao conhecimento, promovemos mais qualidade de vida tanto para os pacientes como para os profissionais. Temos resultados melhores, mais previsíveis, mais conforto para o paciente, então o meu objetivo foi estimular os alunos a pensarem no que a tecnologia contribui para a formação deles”, explicou a palestrante.

Sorteio de uma bolsa de três anos em ortodontia

Após a palestra, a FACIT sorteou vários brindes antes que chegasse ao prêmio mais aguardado, uma bolsa totalmente gratuita de três anos de especialização em ortodontia na instituição. Desejada por todos os estudantes presentes, foi o acadêmico do 9° período de odontologia da FACIT, João Vitor Souza Silva, o grande sortudo.

Empolgado com a sorte e oportunidade, João já planejava fazer uma pós-graduação, mas só daqui alguns anos, quando conseguisse se estabilizar.

“Estou até agora sem acreditar, eu tive fé de que ganharia, fui incentivado pelos meus orientadores a participar do CICO, me inscrevi porque sabia que seria legal, que poderia aprender mais, mas realmente não esperada ganhar algo tão bom”, pontuou o sortudo.

Também foi sorteada uma bolsa de atualização para o curso de endodontia ou cirurgia, ficou a cargo do ganhador escolher em qual pós prosseguir.

Um ciclo de palestras intenso

Professores da FACIT foram responsáveis por ministrar várias palestras dentro do CICO, foram elas: “Disfunções Temporomandibulares”, com o Dr. Marcus Sobreira Peixoto; “Odontologia Digital, do escaneamento à instalação”, com Jackson Amaral e o Dr. Hugo Teixeira; “Sistemas rotatórios, sistemas reciprocantes, obturação com o uso de cimentos biocerâmicos e cones únicos”, foi o tema ministrado pelo Dr. Anderson Paulo.

O dr. Jonh Elton Reis falou sobre “Hands on enxerto ósseo”, para finalizar a participação de professoras da FACIT no CICO, o Prof. Dr. Paulo Quagliatto ministrou a palestra “Facetas Diretas em Resina Composta.

Um congresso que valoriza seus participantes

Mais de 70% dos trabalhos submetidos ao CICO foram criados por acadêmicos da FACIT, ao final do evento foram escolhidos os três melhores e alunos da instituição ficaram em segundo e terceiro lugar.

A professora Myrella Lessio Castro foi agraciada com um prêmio de Honra ao Mérito por ter sido a mestra a orientar mais trabalhos científicos.