Acadêmicos da FACIT foram premiados com trabalhos apresentados em jornada odontológica

Acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO representaram a instituição na Jornada Odontológica ITPAC Araguaína – JOIA, que aconteceu na última semana de maio. O evento contou com apresentações de trabalhos, painéis e palestras com profissionais de renome na odontologia.

Os acadêmicos do 8° período, Rossiny Ferreira Rosa, Daiane Landim Borba e Caroline Alves Sousa não apenas apresentaram, como também foram premiados por seus trabalhos, motivo de orgulho para a FACIT-TO, como comentou a coordenadora do curso de Odontologia, Profª. Tatiana Ramirez Cunha.

“Nossos alunos estão sendo cada vez mais desafiados e motivados a buscar inovação e valorizar o conhecimento científico. Com certeza é motivo de orgulho e satisfação para os alunos e orientadores. Para a FACIT é a prova de que o trabalho que tem sido desenvolvido aqui é de qualidade e de que estamos no caminho certo”, destacou a coordenadora.

Trabalhos

Com o tema Propedêutica Cirúrgica de Mesiodens em Paciente Odontopediátrico, o acadêmico Rossiny Ferreira Rosa falou sobre a extração de supranumerários, sendo esse classificado pela sua localização como mesiodens.

“Eu estava preparado e seguro do que estava falando, isso se refletiu no primeiro lugar na categoria Acadêmico – Relato de Caso Clínico. Fiquei muito satisfeito”.

Daiane Landim Borba apresentou o tema “Resistência à Compressão de 3 Cimentos de Ionômero de Vidro Restauradores” e faturou a segunda colocação”. “Esse trabalho foi uma pesquisa realizada e que foi defendida como tese de TCC. Me senti muito feliz e realizada, não esperava alcançar essa colocação, principalmente por ser em uma instituição na qual são realizadas muitas pesquisas, o que mostra o esforço e empenho dos professores e de nós, alunos”, explicou Daiane.

Para Caroline Alves Sousa, a experiência na jornada agregou conhecimento. “Foi uma vivência única, outra instituição, com outros professores, e poder levar um pouco do que é ensinado em nossa faculdade, pois a FACIT nos incentiva muito a seguir a vida acadêmica. Ser premiada em meio a 50 pessoas nos faz observar que todo o esforço e trabalho vale a pena”, disse.

Caroline apresentou o trabalho “Relação da estomatite protéica com a higienização das próteses totais: um relato de caso”, um trabalho baseado em um relato de caso que teve como intuito conscientizar os profissionais e futuros profissionais sobre a importância da instrução de higiene oral adequada aos portadores de próteses totais.