ACADÊMICOS DA FACIT FAZEM TRAIDICIONAL PROVÃO DE PREPARAÇÃO PARA ENADE E CONCURSOS PÚBLICOS

Acadêmicos da Faculdade de Ciências de Tocantins vivenciaram uma rotina fiel na preparação para concursos públicos e ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O tradicional provão é realizado todos os anos pela FACIT e vai muito além de uma preparação para as provas reais.

Os alunos encaram todo um processo das provas que são aplicadas no ENADE e concursos públicos: horário de entrada, início e término das provas, regras de saída da sala após o início da avaliação. “O provão realizado pela FACIT tem sido importante para testar nosso conhecimento, assim podemos provar para nós mesmos que não estamos nos enganando no nosso aprendizado, que estamos no caminho certo”, disse a acadêmica de Radiologia, Alcimylle Lauanne.

A coordenadora acadêmica da FACIT, Tatiana Ramirez, avaliou mais uma edição do provão. “A gente percebe que cada vez mais nossos alunos estão engajados e essa avaliação tem sido muito importante para todos nós. Nosso objetivo é fazer com que eles tenham essa noção básica nas provas do ENADE e concursos”, disse a coordenadora.

O provão foi realizado no Campus II  e centenas de acadêmicos dos cursos de Odontologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Radiologia da FACIT participaram. A prova trouxe questões multidisciplinares que vão ajudar os estudantes da Faculdade de Ciências do Tocantins na avaliação do ENADE em 2019.

SOBRE O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.