400 MUDAS PLANTADAS EM MAIS UMA EDIÇÃO DO PLANTAR E CUIDAR DA FACIT

O projeto Plantar e Cuidar mostrou mais uma vez a sua importância na área de ambiental, um dos objetivos da Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT-TO. Alunos e professores participaram de mais XI edição do projeto onde foram plantadas 400 mudas de espécies nativas do Cerrado e da Amazônia.

A caravana saiu do Campos II da FACIT e seguiu até a região do povoado Quebra Vara que fica entre Araguaína e Wanderlândia. O ônibus seguiu até a chácara Gabriel Prado onde além do trabalho de cuidado com a natureza através do plantio das mudas, uma programação com lazer e um almoço foi preparada para os alunos.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também fez parte da programação. Os alunos conheceram um pouco mais sobre as espécies e a importância deste tipo de ação através de uma palestra com biólogos do Instituto.

Trabalhos como o da FACIT ajudam a preservar áreas de nascentes além de recuperar áreas degradadas na região de Araguaína-TO. A chácara onde a XI edição do Plantar e Cuidar foi realizada, fica localizada no eixo de micro bacias que formam a Bacia Hidrográfica do rio Araguaia, um dos principais recursos hídricos do planeta. Uma região que também sofre com as ações de degradação ambiental provocadas pelo homem.

O Projeto da FACIT é realizado a cada semestre e já fez o plantio de mais de duas mil mudas em vários pontos de Araguaína. O trabalho de plantio ajuda também a recuperar áreas devastadas pelo fogo. O Tocantins é um dos três estados brasileiros que apresentam sempre no período de estiagem os maíores indíces de queimadas que tanto agridem o meio ambiente.

Assessoria de Comunicação FACIT

ascom@faculdadefacit.edu.br/ (63) 99227 4927