4° FACIT Mulher: Ação Cidadã leva serviços gratuitos para comunidade do Costa Esmeralda

Muito aguardada pela comunidade do setor Costa Esmeralda, a Ação Cidadã do 4° FACIT Mulher foi um sucesso. A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins disponibilizou de forma gratuita atendimento jurídico para as mulheres, serviços básicos de saúde, orientações sobre saúde odontológica, com distribuição de kits de higiene bucal, instruções para mulheres gestantes, sessão de maquiagem e momento de zumba.

Com uma programação especial para as mulheres, a tarde do último dia 12, sábado, também foi divertida para as crianças. Teve pipoca, algodão doce e, para brincar, pula-pula.

A diretora-geral da FACIT, Dra. Ângela Maria da Silva, explicou que a ação cidadã faz parte da educação humanizada defendida na instituição.

“A FACIT tem um pilar muito forte nos seus projetos de extensão, que é a humanização e sua vertente social. Estar com os nossos alunos fora dos muros da faculdade e junto da comunidade nos enche de ânimo na formação acadêmica. Eu tenho certeza de que os nossos acadêmicos estão sendo preparados e formados para esse viés do social e da humanização”, destaca a Dra. Ângela.

Engajamento estudantil

Os acadêmicos da instituição se engajaram de acordo com sua área de atuação: orientação jurídica, com a turma do curso de Direito; saúde bucal, com os alunos de Odontologia; atendimento aos animais domésticos, fornecida pelos alunos de Medicina Veterinária; estudantes de Enfermagem ofereceram serviços de aferição da pressão arterial e cálculo de massa corporal;  a turma de Radiologia orientou sobre a importância do exame de ultrassom durante a gravidez, entre outros serviços.

Antônio Raimundo Sampaio cursa o segundo período de Odontologia e está engajado nas questões sociais.

“As ações da faculdade têm como principal objetivo promover e levar a saúde às comunidades que têm esse maior índice de vulnerabilidade social. Então, a partir do momento que a gente realiza essas ações, a gente leva informações, cultura, até mesmo alegria para essa população, que enfrenta diversos problemas no dia a dia”, enfatiza.

Um evento para mulheres

A dona de casa Marlene Gomes Canudo foi uma das beneficiadas durante o FACIT Mulher no Costa Esmeralda. “Gostei demais da sessão de maquiagem. O que eu faço normalmente é no máximo passar batom. Então, consegui aprender métodos que não conhecia. Então, se eu aprendi, tenho certeza de que muitas outras também descobriram coisas novas”, disse.

Elizangela Nascimento Rosa, dona de casa, aproveitou os serviços básicos em saúde que foram oferecidos pela faculdade. “Achei o evento muito maravilhoso. Participei do momento de maquiagem com as meninas e também aproveitei para medir a pressão. Foi dois em um, conferi a minha saúde e ainda voltei para casa lindona”, finaliza a dona de casa.