Getting your Trinity Audio player ready... |
A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, juntamente com a LAES – Liga Acadêmica de Estudos Silvestres, realizou o 3° Simpósio de Especialidades Veterinárias, o SIMVET. Dos dias 29 de setembro a 31 de outubro, acadêmicos e profissionais do segmento se reuniram para debater os temas mais atuais da Medicina Veterinária. Entre palestras e minicursos, foram realizadas ao todo 18 atividades.
Durante o SIMVET, os acadêmicos tiveram amplo acesso as mais diversas áreas da medicina veterinária, recebendo um norte do que os espera após a graduação. A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FACIT, Dra. Fernanda Luz Alves, explica que além de levar conhecimento, o simpósio também é uma vitrine de oportunidades.
“Durante o SIMVET, permitimos que os alunos escolham as áreas de maior interesse. Durante esses três dias, nós realizamos abordagens com animais de pequeno e grande porte, animais silvestres e até mesmo promoção de vendas. Mostramos que temos uma ampla gama de atuações na medicina veterinária que permite ao aluno imaginar como ele pretende atuar futuramente”, pontua a coordenadora.
Pela primeira vez na organização do simpósio, a acadêmica do 7° período de medicina veterinária da FACIT e vice-presidente da LAES, Mariana Cunha, completa: “Mostramos aos nossos colegas que eles não têm só o caminho da clínica, tem outros caminhos, tem a parte da promotoria de vendas, a cirurgia, a área de anestesia, então são várias especialidades que o aluno pode seguir depois da graduação”, finaliza a organizadora.
Como foi o primeiro dia do SIMVET?
O médico veterinário Yan Oliveira Lacerda conduziu o minicurso “Exame clínico em bovinos”, a primeira atividade do dia. “O objetivo foi preparar os alunos para identificar e fazer as mensurações de um exame clínico e saber atender um animal em uma propriedade”, conta.
“Gestão da pecuária: Transformando a fazenda em números”, foi o tema da palestra ministrada pelo zootecnista Fábio Rezende. “Os números são fundamentais, você só consegue tomar uma decisão se souber o que tem, para isso precisa ter ferramentas adequadas para respaldar sua tomada de decisões”, pontua o zootecnista.
Na palestra “Acidentes por animais peçonhentos”, a médica veterinária Luciana Coelho Gomes falou sobre as principais espécies de animais peçonhentos brasileiros, com ênfase nas serpentes.
A médica veterinária Vanessa de Sousa Rodrigues e o médico veterinário Yan Oliveira Lacerda compartilharam a sala de aula para conduzir o minicurso “Análise microscópica do ejaculado bovino”.
Os acadêmicos viram de perto os animaizinhos da natureza durante o minicurso “Manejo e clínica de animais silvestres”, conduzido pela médica veterinária Adriana Genelhú. “Mostrei que a área de atuação do médico veterinário não fica restrita somente aos animais domesticados”, pontua.
A zootecnista Rhaiza Alves de Oliveira falou sobre a “Nutrição animal aplicada em confinamento de bovinos de corte”. “A ideia foi trazer para essa turma a realidade do campo na área dos bovinos de corte, tanto para animais de confinamento quanto para os de pasto”, destaca.
Finalizando o primeiro dia de SIMVET, o mestre em medicina veterinária, Dr. Bruno Divino Rocha, palestrou sobre “Saúde única”. “Esse é um conceito relativamente novo, que envolve a inter-relação da saúde animal, a saúde do homem e a saúde do meio ambiente”, explica.
Sem descanso no segundo dia de simpósio
A zootecnista Dra. Mônica Calixto da Silva abriu o segundo dia de simpósio com o minicurso “Bem-estar animal na pecuária de precisão”. “Busquei despertar nos alunos a produção de animais visando o bem-estar, sem maus-tratos aos animais”, destaca.
A médica veterinária Priscila de Nazaré Sousa da Silva conduziu o minicurso “Método de coleta, armazenamento e envio de amostras para exames laboratoriais”. “Quis despertar nos alunos o interesse por essa área mais científica”, enfatiza.
Durante a palestra “Atuação do médico veterinário na área comercial”, a médica veterinária Débora Santana de Sousa falou sobre essa área que está em constante crescimento. “A gama de áreas para atuação do médico veterinário é enorme, a área comercial é uma que está crescendo bastante”, pontua.
O médico veterinário Dr. Bruno Divino Rocha conduziu o minicurso “Protocolo FAST – Ultrassonografia de emergência em pequenos animais”. “As técnicas de ultrassom na emergência de cães e gatos foram adaptadas da humana, sendo muito importante para detectar vários problemas que podem acometer os animaizinhos”, destaca.
Em seguida, a médica veterinária Nadya Janczur levantou questões importantes durante a palestra “Nutrição e alimentação natural em pets”. “Por ser uma área muito nova, ainda existem muitas dúvidas, foi exatamente sobre isso que vim conversar com os acadêmicos”, pontua.
A zootecnista Izaura Maria Barros ministrou a palestra “Importância do manejo nutricional para cavalo atleta”, seguida pelo médico veterinário Guilherme Machado Holzlsauer, que conduziu o minicurso “Talas e bandagens em pequenos animais”.
Último dia e um gostinho de quero mais
O dia foi iniciado com o minicurso “A-FAST – Ultrassonografia abdominal no trauma”, conduzido pela médica veterinária Laura Pícoli da Silva. “Ensinei na prática que o exame ultrassonográfico também pode ser feito pelo médico veterinário”, destaca.
Por se tratarem de propostas que se completam, os minicursos “Anestesia em equinos”, “Bloqueios polineurais de membros” e “Cirurgia em equinos”, foram ministrados em conjunto pelas médicas veterinárias Ana Paula Gering e Maria Paula Beiriz Silva, e pelo médico veterinário Magno Reis.
“Ensinamos aos alunos como nós podemos proceder de forma mais técnica e ética com os nossos pacientes”, destaca Ana Paula Gering.
Finalizando o último dia de SIMVET, o médico veterinário Cláudio Henrique Clemente conduziu o minicurso “Exame clínico em bovinos”.
Um evento cheio de oportunidades
O 3° SIMVET reuniu calouros e veteranos ao redor das muitas áreas de atuação de um médico veterinário. Alguns acadêmicos já sabem o que querem no futuro, outros, entretanto, descobriram que a gama de atuações após a graduação não fica preso ao clínico.
Esse foi o caso da caloura no curso, Jamile Santos Gomes, ela descobriu no SIMVET que a área de atuação da médica veterinária é enorme.
“No simpósio eu assisti e participei de muitos cursos que eu nem imaginava que estavam ligados a medicina veterinária, esse evento com certeza abriu meus olhos para o mundo de possibilidades que terei quando me graduar”, comenta a acadêmica.
A acadêmica do 2° período, Milena Valéria Nunes, ficou interessada no minicurso de ultrassonografia de emergência em pequenos animais.
“É maravilhoso poder ver de perto como funciona, o que precisa, os equipamentos, saber como que é por dentro, mesmo estando no início do curso, então essa oportunidade abriu um leque de oportunidades que terei no futuro, minhas opções de escolha são bem amplas”, conta Milena.
Pedro Barreto está no 7° período e gostou do minicurso de exame clínico em bovinos. “Levar esses conhecimentos técnicos para o produtor rural, encurta o prazo para poder fazer todo o processo do animal, agilizando e muito a produção. Esse conhecimento eu vou levar para o futuro”, finaliza Pedro.