1ª Semana da Enfermagem da FACIT discutiu práticas, tendências e avanços da enfermagem

10 de maio de 2022

O evento comemorou o Dia do Enfermeiro e a Semana Brasileira de Enfermagem

Nos dias 05 e 06 de maio, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realizou sua primeira Semana da Enfermagem. O evento reuniu acadêmicos, profissionais da área e público em geral para discutir práticas, tendências e avanços da enfermagem.

Com o tema “Consciência profissional e a Enfermagem no cuidado da Vida”, a programação comemorou o Dia do Enfermeiro e a Semana Brasileira de Enfermagem.

“Visamos o despertar da humanização nos nossos alunos, do comprometimento ético e do conhecimento, da habilidade, atitude e presteza nesse atendimento, de formar profissionais comprometidos com os serviços de saúde”, destaca a professora e coordenadora do curso de enfermagem, Dra. Denia Rodrigues Chagas.

Primeiro dia com Palestras

Após as boas-vindas dadas pela direção da faculdade, representada pela sua diretora-financeira da FACIT, Dra. Carollyne Mota, os acadêmicos acompanharam três palestras com profissionais de renome.
A primeira foi ministrada pelo especialista em terapia intensiva e urgência e emergência, Diego Alves de Medeiros, tendo como tema “Atuação do enfermeiro na urgência e emergência”.

“Sabendo que o enfermeiro é fundamental na porta de entrada, no cuidado inicial do paciente, abordei a importância dele frente aos principais casos de urgência e emergência”, destaca Diego.

Logo depois foi a vez da Noandra Pedrosa Souza, enfermeira Pós-graduada em urgência e emergência pela FACIT e Conselheira Regional do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, falar sobre a “A Importância do COREN para a categoria profissional de enfermagem”.

“Busquei despertar no aluno essa aliança que o profissional deve ter com o COREN, isso deve ser estimulado desde o início da sua formação para que eles saiam daqui profissionais cientes da importância do conselho na atividade que ele vai desenvolver”, pontua Noandra.

Finalizando a primeira noite da Semana da Enfermagem da FACIT, Ângelo Castro Bezerra, enfermeiro no HGA – Hospital Geral de Araguaína e docente no IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguaína, conversou com os acadêmicos sobre “A Saúde Mental dos profissionais de enfermagem pós Covid 19”.

“40% dos enfermeiros que foram linha de frente contra a Covid 19 ficaram com a saúde mental comprometida devido a situação de estresse extremo que tiveram que passar durante a pandemia, então é importante contar a eles sobre isso, sobre situações que podem fazer parte do seu dia a dia”, enfatiza Ângelo.

A palestra do Diego Alves, especialista em terapia intensiva, chamou a atenção do Marcus Aurélio, acadêmico do primeiro período de enfermagem.

“Foi uma apresentação riquíssima que abriu nossas mentes sobre a rotina de uma urgência e emergência, sobre o quão cheia de pormenores é a vida de um enfermeiro”, enfatiza o acadêmico.

Hospital Simulado

No segundo e último dia de evento, os acadêmicos apresentaram aos professores, colaboradores da instituição e comunidade, a rotina de um Hospital Simulado.

O espaço foi dividido em seis estações, a primeira mostrando o funcionamento de uma enfermaria, a segunda com atendimento ao público com aferição de pressão, dosagem de glicemia e cálculo de índice de massa corpórea.

A terceira estação contou com profissionais do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, que ensinaram sobre como fazer uma RCP – Reanimação Cardiorrespiratória.

A quarta ala teve apoio psicológico, a quinta mostrou como é uma unidade semi-intensiva e, por fim, a sexta estação com um jogo para testar os conhecimentos do público.

“É interessante a forma como eles abordaram vários aspectos da enfermagem, sobre os primeiros socorros básicos, o manuseio de uma unidade semi-intensiva e, por fim, a sala de jogos, gostei muito”, conta a acadêmica do segundo período do curso de Radiologia, Alana Andrade Araújo.

Compartilhar