Getting your Trinity Audio player ready... |
Programação inclui palestras e plantação de mudas típicas da região
Mais uma ação sustentável, que já é marca registrada da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, será realizada no próximo sábado, dia 17 de setembro. É a 16ª edição do projeto Plantar e Cuidar, uma iniciativa que alia responsabilidade social e meio ambiente.
A programação oferece ciclo de palestras e plantação de mudas típicas da região onde a faculdade está inserida, Araguaína, no Tocantins. A partir das 14h, o biólogo ambiental Aníbal de Sousa Neto abrirá o evento falando sobre a “Importância dos ecossistemas equilibrados para todos”. Em seguida, é a vez de o técnico agrícola Luiz Carlos Costa Cabral apresentar “Noções de produções de muda”.
Para finalizar o encontro, a turma presente irá pôr a mão na terra e plantar mudas de plantas nativas no Campus II da FACIT. O acadêmico tem a responsabilidade de cuidar e acompanhar o crescimento da planta durante todo o seu período na instituição.
Tradição de uma década
O projeto “Plantar e Cuidar” é uma iniciativa de conscientização ambiental adotada pela instituição desde 2012. Os calouros de todos os cursos são convidados a deixar sua marca no Campus II, plantando mudas de árvores nativas do Cerrado e da Amazônia.
Várias vezes a ação extrapolou os muros da universidade, levando o plantio para bairros de Araguaína, povoados próximos e nascentes de rios.
O projeto já fez o plantio de mais de dez mil mudas. A ação faz parte do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da FACIT, que objetiva realizar um trabalho permanente em defesa da natureza.