Getting your Trinity Audio player ready... |
Ação sustentável é uma tradição iniciada pela instituição desde 2012
A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realizou no último sábado, 17, a 16ª edição do Projeto Plantar e Cuidar. O projeto faz parte de uma iniciativa sustentável e social que promove a integração dos calouros dos cursos de Medicina Veterinária, Direito, Enfermagem, Odontologia e Radiologia.
“Ao plantar sua própria árvore, eles podem acompanhar seu crescimento durante o período em que estiverem estudando na FACIT, assim podem conferir de perto que o simples ato de plantar uma muda é duradouro e pode afetar o meio ambiente que os cerca”, destaca Maria das Graças Rodrigues, coordenadora de projeto de extensão da FACIT.
O projeto já fez o plantio de mais de dez mil mudas. A ação faz parte do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da FACIT, que objetiva realizar um trabalho permanente em defesa da natureza.
Ciclo de Palestras
Na abertura da 16ª edição do projeto, os acadêmicos acompanharam a palestra “A importância do ecossistema equilibrado para todos”, com o biólogo ambiental Aníbal de Sousa Neto.
Aníbal falou sobre as atividades de cunho ambiental que são realizadas junto à sociedade do município de Araguaína. Contou os problemas enfrentados, da poluição das nascentes e sobre como as pequenas ações realizadas por cada um podem ajudar o meio ambiente.
“Nós vemos que a FACIT é um centro de construção de sabedoria engajado nessa situação, estamos muito felizes em ter a instituição como uma parceira para essa batalha contínua e diária que é a preservação do meio ambiente”, destaca o biólogo.
A segunda palestra da tarde foi ministrada pelo técnico agrícola Luiz Carlos Costa Cabral e teve como tema “Noções de produção de mudas”.
O técnico ensinou os acadêmicos o procedimento para produzir mudas, bem como indicou quais são as árvores que devem ser plantadas, já que algumas espécies podem trazer prejuízos ao atingir a fiação elétrica ou rachar calçadas e muros.
“Cada planta tem um comportamento e deve ser levado em conta na hora de ser plantada, principalmente na área urbana. Deve-se estar atento as especificações que ela exige, para que cresça bonita sem causar prejuízos futuros”, completa o técnico agrícola.
Mãos sujas de terra
Para finalizar o encontro, todo mundo se ajoelhou e sujou as mãos de terra na hora de plantar sua árvore e deixar uma marca duradoura no campus. O acadêmico tem a responsabilidade de cuidar e acompanhar o crescimento da planta durante todo o seu período na instituição.
“Acho muito importante que uma instituição séria como a FACIT trabalhe a consciência sociopolítica e ambiental em todos os cursos independente de qual for a área de atuação. Sou muito a favor deste projeto e, por mais que pareça algo pequeno, é muito importante porque vai gerando comportamentos para gerações futuras”, conta a acadêmica de Direito, Nathalie Normando Vieira.
Para a acadêmica de Medicina Veterinária, Jamile Gomes, não existe hora para começar a cuidar do meio ambiente.
“A preservação do meio ambiente é uma sementinha que deve ser plantada na sociedade, não importando em que período da vida, o importante é começar a se engajar em algum momento, não importa em que área da saúde a pessoa trabalhe ou estude, a natureza é a nossa vida, então é essencial sempre aprender mais”, finaliza Jamile.
Tradição de uma década
O projeto “Plantar e Cuidar” é uma iniciativa de conscientização ambiental adotada pela instituição desde 2012. Os calouros de todos os cursos são convidados a deixar sua marca no Campus II, plantando mudas de árvores nativas do Cerrado e da Amazônia.
Várias vezes a ação extrapolou os muros da universidade, levando o plantio para bairros de Araguaína, povoados próximos e nascentes de rios.