Implantado em fevereiro de 2021, o FACITLAB – Laboratório de Inovação e Tecnologia é o primeiro ambiente de inovação e empreendedorismo da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT.

Previsto na primeira Política de Inovação, aprovada em janeiro de 2021, outro importante marco da história e do início do processo de transição digital da FACIT, o FACITLAB foi criado com a missão de fortalecer as parcerias da FACIT com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino, pesquisa extensão se beneficiem dessas interações e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

No âmbito da FACIT, o FACITLAB é um departamento de assessoramento e apoio vinculado à direção geral, que vela a Política de Inovação da faculdade e fomenta o desenvolvimento de inovação tecnológica, da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia, visando ao atendimento das metas institucionais relacionadas em seu Planejamento Estratégico.

Os diferenciais deste ambiente de inovação está no estímulo da comunidade acadêmica e colaboradores para criar seus próprios empreendimentos inovadores; estímulo à prestação de serviços tecnológicos; promoção da internacionalização não apenas acadêmica, mas também de empreendimentos apoiados ou residentes; e laboratório de carreira com foco em propósito e felicidade.

O FACITLAB possui um Conselho Consultivo e uma estrutura composta por uma coordenação geral e cinco áreas de atuação relacionadas, a seguir:

  • Coordenação de Serviços, Parcerias e Projetos Cooperativos;
  • Escritório de Propriedade Intelectual será responsável pelo acompanhamento de registro de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, abertura e acompanhamento de processos de licenciamento e demais questões referentes à propriedade intelectual;
  • Coordenação de Empreendedorismo;
  • Núcleo de Apoio à Internacionalização;
  • Lab Vida – Laboratório de Felicidade, Carreira e Propósito.

O FacitLab está localizado no complexo da Biblioteca Áurea Casa Grande, no Campus II – Luiz Pires. A infraestrutura atual do laboratório compreende um amplo espaço de coworking composto por bancadas de navegação e leitura individual, e dividido por zonas, à seguir:

  • Zona White – área para estudos e leitura;
  • Zona Red – área para oficinas mão na massa e de alimentação;
  • Zona Green – área de prototipação e impressão 3D;
  • Zona da Felicidade – área para realização dos encontros da liga da Felicidade e realização de lives e happy hour;
  • Zona Nerd – área de treinamentos e de desenvolvimento tecnológico;
  • Zona Book – área de prateleiras de livros da Biblioteca.

O FACITLAB já tem sido espaço para realização de oficinas de impressão 3D, também para encontros da Capelania e da Liga da Felicidade, realização de lives sobre empreendedorismo inovador, encontros para treinamentos de professores em tecnologias da FACIT e participação de coordenadores de curso em webinars sobre temas de inovação e tendências do Ensino Superior.

Os próximos passos de sua implementação compreenderão: atração dos empreendedores internos e externos, realização de maratonas, eventos de sensibilização, instalação de empresas e criação de rede de mentores do ecossistema de inovação da FACIT.

Com toda certeza, o FACITLAB é o lugar da conexão da criatividade com a felicidade que gera soluções inovadoras para os problemas no mundo real.

Vem viver essa magia com a gente!

NAI - Núcleo de Apoio a Internacionalização

O Núcleo de Apoio à Internacionalização – NAI foi criado pela Faculdade de Ciências Tocantins – FACIT tendo como meta implementar a interação com instituições de ensino superior estrangeiras, promovendo Acordos de Cooperação Acadêmica para pesquisas, intercâmbios e modalidades acadêmicas.

O NAI é um órgão Transdisciplinar responsável por desenvolver e divulgar ações internacionais e nacionais, tendo em vista atos coordenados para intercâmbios.  O processo de Internacionalização da instituição tem como objetivo atingir os níveis de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Pesquisas.

Queremos fortalecer as relações internacionais com o intuito de produzir parcerias de ensino de qualidade para os estudantes nacionais e internacionais. Ter como centro e foco o vínculo, tanto cultural, quanto acadêmico, entre professores, estudantes da FACIT-TO e instituições estrangeiras respeitando suas culturas no ambiente da faculdade e expandindo com excelência a formação nas áreas da saúde, educação e das tecnologias.

Atualmente, o NAI estabelece a conexão da comunidade acadêmica da FACIT com a Universidade Lusófona do Porto – ULP, em Portugal, Universidad Católica Boliviana San Pablo, da Bolívia, UniEvangélica, campus de Anápolis, em Goiás, e também desenvolve o Professional Program com a Virginia Tech e University of Virginia, no Estados Unidos.

Huge as your Future Supporting Nucleus of internationalization – NAI

The Faculty of Sciences of Tocantins – FACIT with the goal of implementing interaction with institutions of foreign higher education institutions, promoting Academic Cooperation Agreements for research, exchanges and academic modalities, created the Support Center to Internationalization (NAI).

The NAI is a transdisciplinary body responsible for developing and disseminating actions international and national levels, with a view to coordinated actions for exchanges. The internationalization process of the institution aims to reach the levels of Undergraduate, Graduate, Extension and Research.  We want to strengthen international relations in order to quality teaching for national and international students. Have as a center cultural and academic link between teachers, FACIT-TO and foreign institutions respecting their cultures in the excellence in training in the areas of health, of technologies.

Currently, the NAI establishes the FACIT academic community s connection to the Universidade Lusófona do Porto – ULP, in Portugal, Universidad Católica Boliviana San Pablo, from Bolivia, UniEvangelica, Campus of Anápolis, in Goiás, and develops the Professional Program with Virginia Tech and the University of Virginia in the United States.

 Acadêmicos

Experiência de vida e profissional. É o que os acadêmicos que participaram do programa têm ao voltarem do intercâmbio. Em 2018, o acadêmico André Barreira do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) foi selecionado e seguiu para Portugal para um intercâmbio de seis meses na Universidade Lusófona, na cidade de Porto.

Ainda em 2018, os estudantes do curso de Odontologia, Aroldo Vaz da Silva Júnior e Caroline Vieira Fortes foram selecionados para fazerem intercâmbio na Unievangélica, em Anápolis (GO).

Em 2020, três acadêmicas de Direito participaram do programa em nível nacional: Giovanna Lucialda Veras de Melo; Lisa Victoria Soares Oliveira e Adaiara Xavier Silva. O destino também foi a Faculdade Unievangélica.

Acesse os links para fazer a sua inscrição no NAI.

Ficha de Inscrição, Clique AQUI

Formulário de Inscrição, Clique AQUI

Edital Unievangélica, Clique AQUI