Semana de Capacitação Institucional e Planejamento Pedagógico reúne colaborares e docentes em atividades

A educação é um agente transformador da sociedade. A todo instante novas tecnologias surgem e para continuar avançando no compartilhamento de um ensino de qualidade, é necessário se atualizar, por isso a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realiza, semestralmente, a Semana de Capacitação Institucional e Planejamento Pedagógico.

A XXI edição foi realizada no período de 22 a 29 de junho e envolveu uma série de treinamentos, oficinas, palestras e cursos. O objetivo foi preparar os profissionais docentes e servidores da FACIT para encarar os desafios do ensino na atualidade.

“A cada semestre nós fazemos uma provocação de pertencimentos, uma atividade de crescimento para todos que estão conosco na instituição, porque abrir uma faculdade e construir um prédio é fácil, mas construir pessoas com envolvimento é muito difícil. Ver esse engajamento da grande família FACIT, que é o que nós somos, me deixa muito feliz”, destaca a diretora geral licenciada da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva.

Entre as atividades realizadas estavam o planejamento de acordo com o cronograma da coordenação de cada curso, a atualização do currículo Lattes, a revisão das bibliografias das disciplinas, treinamento virtual “Minha Biblioteca”, capacitação para o uso do Portal do Professor e oficina sobre como submeter projetos ao CEP – Comitê de Ética e Pesquisa.

Palestra “Como gerenciar os riscos nas redes sociais”

Na noite de 28 de junho, os professores participaram da palestra “Como gerenciar riscos nas redes sociais”, ministrada pela comunicóloga Ana Negreiros.

“As redes sociais são tentadoras, mas precisamos lembrar que é uma casa alugada. Devemos ter muito cuidado com o que postamos, como falamos e a quem nós direcionamos. É preciso sempre se atualizar e prevenir”, diz Ana.

O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Cássio Cipriano Nogueira, explicou que a temática da palestra vai ajudar os professores a se conectarem com o universo dos acadêmicos.

“A gente sabe que os alunos estão imersos no mundo das redes sociais e por mais que lidemos com tecnologia na educação, nem sempre estamos preparados para todas as situações, então a palestra nos ajudou a entender como lidar com as redes sociais em situações de crise, como agir, o que fazer com essas ferramentas que são tão poderosas e que influenciam em tanta coisa hoje em dia, inclusive no mundo da educação”, conclui o professor.

“Mentalidade Empreendedora” com Dr. André Davim

Comandada pelo pós-doutor em Neurociências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, André Davim, a palestra “Mentalidade Empreendedora” abordou, de forma teórica, aspectos comportamentais que são impeditivos do desenvolvimento de uma mente empreendedora, bem como técnicas que impulsionam a empreender.

A palestra também contou com uma parte prática recheada de dinâmicas em grupo para o fortalecimento das bases teóricas apresentadas. Muitas risadas foram dadas, abraços nos colegas, gritos de motivação e uma divertida dança em duplas, tudo em prol da coletividade.

“Pude compartilhar com todos a realidade da neurociência, uma ciência que estuda o cérebro e o comportamento, despertei em todas as pessoas presentes, professores, gestores e colaboradores, a consciência de que sempre podemos alcançar melhores resultados, mas que, para isso acontecer, precisamos ter mudanças de comportamento, de atitudes. Tenho certeza de que deixei essa marca, esse legado, isso me deixa muito satisfeito”, enfatiza o palestrante.

Pela primeira vez em Araguaína, o Dr. André Davim ficou encantado pela estrutura da FACIT e das pessoas que a compõe.

“Acho que as pessoas que têm a visão que está sendo criada aqui, dentro do modelo de gestão, fazem toda a diferença, mas confesso que me encantei por um conjunto, pelo que vi de infraestrutura, modelo de instituição, pessoas e o zelo em promover um evento como esse, mostra o quanto a instituição leva a educação a sério, isso para mim é o mais importante”, finaliza o pós-doutor em Neurociências.

A professora Eliana dos Santos Andrade, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FACIT, gostou da palestra, pois visou melhorar o ambiente onde cada colaborador está inserido.

“A palestra foi interessante até para eu poder fazer abordagem com os alunos de como eles podem melhorar o ambiente em que estão inseridos e em como eles podem se tornar melhores profissionais”, pontua a professora.

A dra. Carollyne Mota, diretora Geral interina da FACIT, ficou satisfeita com o engajamento das pessoas que compõem a FACIT, disse ainda que o saldo do evento foi positivo e que trazer um palestrante de renome internacional mostrou uma realidade que extrapola os muros da instituição.

“É uma outra experiência, para partilhar conosco e ativar toda a nossa energia, ativar assim as ideias que na verdade nós já temos, mas às vezes a gente não sabe como executar”, ressalta.