Administração

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PERFIL DO EGRESSO

 O perfil do egresso para o curso de Administração da Faculdade de Ciências do Tocantins utiliza dos seguintes pilares para a sua construção:

1) Marco Legal – que se refere as DCN´s para Curso de Graduação em Administração, conforme resolução no. 4 de 13 de julho de 2005 do CNE/CES.

2) Portaria INEP no. 122 de 24 de junho de 2009, que estabelece, além dos conteúdos exigidos pelas DCN´s, conteúdo específicos exigidos na avaliação do ENADE.

3) Demandas dos diversos serviços presentes nos cenários da atuação do profissional do campo da administração (como por exemplo: entidades de classe, empresários, docentes, discentes, entre outros).

O Egresso do Curso de Administração deve ter atitude empreendedora que o possibilite coordenar, administrar e conduzir qualquer ramo de atividade utilizando estratégias adequadas que venham facilitar seu desempenho.

Dessa forma  discente deverá ao final do curso estar apto a:

a)    Internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

b)    Possuir uma formação humanística e visão global que o habilite a compreender os meios social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.

c)    Possuir habilidades técnicas e científicas para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais.

d)    Determinar os princípios gerais da organização, orientar e controlar as atividades além de garantir a eficácia na utilização dos recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros das organizações.

e)    Atuar nas áreas de recursos humanos, financeiras e tecnológicas, além de prestar serviços de assessoria e ou consultoria aos diversos tipos de empresas ou atividades econômicas públicas ou privadas.

f)     Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e sua função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

g)    Desenvolver raciocínio lógico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais.

h)    Utilizar os recursos tecnológicos, bem como propor, dominar e promover a aplicação de novas tecnologias e outras que sejam objeto das práticas profissionais.

i)     Possuir habilidades de relacionamento, capacidade de atuar em equipes multidisciplinares, catalisar e usar as contribuições das pessoas e dos grupos.

j)     Possuir habilidades para lidar com modelos de gestão inovadores e, principalmente, ser criativo e empreendedor.

k)    Compreender a necessidade vital do contínuo aperfeiçoamento profissional.

l)     Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

m)  Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional.

 

O currículo proposto pretende formar o profissional que domina a área em que futuramente irá atuar e tenha, sobretudo, um espírito empreendedor.

 De maneira geral as habilidades e competências do perfil do egresso são consolidadas em duas grandes dimensões: Habilidade e Competências Conceituais e Habilidade e Competências Profissionais.

As conceituais contemplam de maneira sintética: saber construir sínteses contextualizadas sobre perspectivas críticas e integradoras; ler e interpretar textos; extrair conclusões por indução ou dedução; argumentar coerentemente; ter domínio das correntes teóricas e das linhas de pensamento da área da administração; interpretar textos, imagens, gráficos e tabelas; e, ter capacidade de utilizar vocabulário adequado e estratégias argumentativas.

Em relação às habilidades e competências profissionais, podem ser assim sintetizadas:

Reconhecer e definir problemas;

      Equacionar soluções

      Pensar estrategicamente

      Introduzir modificações no processo produtivo

      Atuar preventivamente

      Transferir e gerenciar conhecimento

      Exercer em diferentes graus de complexidade o processo de tomada de decisão

      Desenvolver comunicação nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais

      Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção

      Compreender sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento

      Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico

      Operar com valores e formulações matemáticas quali-quantitativas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos e administrativos;

      Expressar-se de modo crítico e criativo em diferentes contextos organizacionais e sociais

      Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender

      Ser aberto às mudanças

      Ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional

      Desenvolver capacidade de transferir da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e para o campo profissional em diferentes organizações

      Revelar-se um profissional adaptável

      Desenvolver capacidade para elaborar projetos

 Desenvolver capacidade para elaborar pareceres, perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais

      Ser ético e comprometido com a sociedade

      Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;

      Fazer escolhas valorativas avaliando consequências

      Resolver problemas com base em parâmetros relevantes para a promoção da qualidade de vida na sociedade

      Propor ações de intervenção

      Elaborar perspectivas integradoras

      Administrar conflitos

      Antecipar e promover transformações com adaptabilidade e contextualização

      Atuar em equipes de modo interdisciplinar e multiprofissional

      Atuar de forma inovadora, criativa, sistêmica, flexível e dinâmica.

Dessa forma, e, em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharel em Administração atuará no planejamento, organização, direção e controle das Instituições, gerindo as questões financeiras, materiais e de pessoas. Em sua atividade, utilizará as ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento. Nos processos de tomada de decisão, proporcionará a circulação de novas informações, apresentando soluções flexíveis e adaptáveis ao contexto organizacional. Tem ainda como função fixar objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, compreendendo o contexto sociopolítico em que atua e exercitando a capacidade de comunicação e de relacionamento. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões sócio-ambientais.

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