Direito

Direito

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

O Escritório-Modelo do Curso de Direito da FACIT localizar-se no campus I no seguinte Endereço: Av. José de Brito, 730 - St. George Yunes, Araguaína - TO. Telefone: 0800 646 7277. Este espaço é adaptado para reproduzir o ambiente de um escritório de advocacia, observando também os requisitos do Conselho Nacional de Educação e da OAB no tocante à estrutura física dos Núcleos de Prática. Jurídica em Instituições de Ensino Superior. O Escritório-Modelo, além de trabalhos relacionados ao Estágio, efetivará exercícios simulados das oficinas e clínicas, abrigando também as atividades administrativas e de coordenadoria pedagógica do Núcleo de Prática Jurídica. 

Oficinas de Prática Jurídica 

O objetivo das oficinas de prática jurídica é fornecer instrumental prático, na forma de conhecimentos e habilidades profissionais, no sentido de capacitar os alunos do Curso de Direito da FACIT para atuação prática como advogados em diferentes modalidades de exercício profissional, sempre buscando a formação profissional abrangente, interdisciplinar e voltada para a tomada de decisões estratégicas em situações complexas. A cada semestre, os alunos submetem-se a pelo menos uma oficina de prática jurídica, que explora diferentes habilidades da atividade prática do advogado, como expressão verbal, pesquisa, profissionalismo, redação e estratégia processual, contratual e legislativa, manejo de legislação e jurisprudência, negociação e meios alternativos de resolução de disputa. 

Nas oficinas, o método é a aplicação de exercícios práticos simulados com base em situações reais, trazidas pelo professor de sua experiência profissional, ou a construção pontual de situações simuladas em sala de aula, com a atribuição de papéis e responsabilidades aos alunos pelo professor. Nesse aspecto, destaca-se a forte presença, no Curso de Direito da FACIT, dos métodos participativos de ensino e aprendizagem do Direito, o que também se reflete no ensino da prática jurídica. 

Clínicas de Prática Jurídica 

As clínicas de prática jurídica são cursadas na última etapa do curso de graduação e têm foco não mais em habilidades específicas, mas especialmente em áreas de atuação substantivas selecionadas como negócios, negócios inclusivos, direito tributário, direito público, mediação e direito penal econômico. Assim, explora transversalmente habilidades anteriormente treinadas nas oficinas, dessa vez em ambientes e casos simulados mais próximos da dinâmica de um escritório de advocacia e das responsabilidades em torno de uma demanda concreta. 

As clínicas exercitam, por meio de exercícios práticos, atividades da advocacia mais voltadas para a consultoria jurídica e a advocacia estratégica. Produtos como pareceres, propostas legislativas e de regulamentação administrativa, monitoramento legislativo, jurisprudencial e de políticas públicas, estudos de riscos e estratégias jurídicos, solução extrajudicial de conflitos, representações a órgãos públicos, proposição de ações judiciais e assessoria para participação em fóruns públicos nacionais e internacionais constituirão, nesse sentido, os resultados das atividades a serem realizadas pelos alunos que para tanto contam com um espaço físico próprio para as atividades das clínicas, o Escritório- Modelo de advocacia do Curso de Direito da Facit (CDF). 

Nesse sentido, a metodologia de simulação de casos práticos adotada pelo programa de clínicas do Escritório-Modelo vai além daquela proposta pelas oficinas de prática jurídica, na qual a simulação de exercícios práticos é geralmente descontínua, voltada para habilidades instrumentais específicas e problemas pontuais dentro da gama de complexidade que uma demanda real apresentaria ao advogado profissional. Ao contrário, nas clínicas do Escritório-Modelo o objetivo é aproximar o máximo possível o exercício prático simulado das condições reais de exercício da advocacia, seja em relação aos problemas e demandas apresentados aos alunos, seja pelo enfoque na integralidade e na continuidade do exercício ao longo do tempo de duração da clínica, seja ainda pela ambientação dessa etapa do estágio em condições materiais mais próximas das de um ambiente de trabalho profissional.

Escritório-Modelo do Curso de Direito da FACIT 

O Escritório-Modelo do Curso de Direito da FACIT localiza-se na Av. José de Brito, 730 - St. Anhanguera, Araguaína - TO. Este espaço está adaptado para reproduzir o ambiente de um escritório de advocacia, observando também os requisitos do Conselho Nacional de Educação e da OAB no tocante à estrutura física dos Núcleos de Prática Jurídica em instituições de ensino superior. Além dos exercícios simulados das oficinas e clínicas, o Escritório-Modelo abriga as atividades administrativas e de coordenadoria pedagógica do Núcleo de Prática Jurídica e Conselho das Clínicas. 

Com efeito, o "Escritório de Advocacia" é uma opção carreira, e de negócio, para profissionais habilitados que desejam empreender na área do direito. O modelo de negócio "Escritório de Advocacia" está baseado na prestação de serviços jurídicos às pessoas físicas, empresas ou governo, que buscam os serviços do Advogado para atenderem suas demandas nas áreas do Direito. Neste sentido, os serviços prestados por um Escritório de Advocacia vão desde a consultoria jurídica e condução de processos, até a elaboração de contratos, mediação, e negociação de acordos, dentre outros serviços relacionados ao exercício profissional. 

Conselhos das Clínicas 

O Curso de Direito da FACIT implementará Conselhos das Clínicas. O objetivo é auxiliar acoordenação do Núcleo de Prática Jurídica na avaliação e orientação das atividades de estágio realizadas nas clínicas, bem como servir de suporte técnico eventual à execução dos exercícios práticos simulados. Cada conselho será formado por dois representantes do Curso - professores ou pesquisadores - e por um profissional convidado, todos eles com dedicação profissional ou interesse acadêmico na área de atuação da clínica à qual se refere. Ao final de cada semestre, os Conselhos das Clínicas têm a função de avaliar a qualidade e a utilidade pedagógica dos exercícios realizados, apontando necessidades de aperfeiçoamento e correção para os semestres vindouros. Os Conselhos das Clínicas também participam da construção dos exercícios simulados de semestres futuros com a coordenação pedagógica do Escritório-Modelo e as entidades parceiras.


 

COORDENADORIA DO CURSO
Prof. Me. Maicon Rodrigo Tauchert

Possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta - RS. Especialização em Direito Eletrônico e Tecnologia de Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados - MS. Especialização em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior pela Faplan/Anhaguera, Passo Fundo - RS. Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Fac Portal de Passo Fundo - RS. Mestrado em Direito pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões de Santo Ângelo - RS. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Pesquisador de Graduação e Pós Graduação. Professor Pesquisador Coordenador do Curso de Direito da FACIT.

 

  • Endereço
    Unidade I: Rua D 25, Qd 11, Lt 10 - Setor George Yunes (Próximo à Av. José de Brito)Unidade II: TO 222, Luiz Pires.
  • Contatos
    0800 646 7277(63) 3414 4625(63) 3413 2152