Empreendedorismo feminino é levado às mulheres do Costa Esmeralda

O Facit Mulher levou diversos atendimentos às famílias de Araguaína, nesta semana, entre eles está uma análise do comportamento empreendedor feminino. Os alunos do curso de Administração ministraram palestras sobre o tema e aplicaram um questionário para conhecer o perfil de cada mulher que participou no programa realizado na Escola Municipal Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda.

“Muitas mulheres têm o dom e, no entanto, não tem coragem de empreender. Elas precisam saber que a cada ano o número de mulheres empreendedoras cresce mais em relação ao de homens, e empreendem cada vez mais cedo”, explicou a coordenadora da Administração, Giane Figueiredo.

O teste aplicado para análise tem 30 perguntas sobre o comportamento empreendedor. “Com o diagnóstico a gente consegue direcionar a mulher e nós também explicamos que outras instituições podem ajudar, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)”, contou a Giane.

Empreendedorismo também para a infância

Para as crianças da escola foi apresentado o empreendedorismo social, no qual elas têm que buscar soluções para o bairro, como resolver buracos nas ruas, acessibilidade para deficientes em espaços públicos, limpeza de lotes e outros temas. “Isso mostrar que planejamento e comprometimento para qualquer ação é importante e também faz parte do perfil empreendedor”, detalhou a professora.

Mulheres empreendem cada vez mais

De acordo com o Sebrae, nos últimos dois anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. Com o avanço, a atividade empreendedora passou a conferir às donas de negócio a principal posição em casa, superando o percentual de mulheres na condição de renda familiar provida pelo marido.

O estudo constatou ainda que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. São 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% de todos os donos de negócios do país.