CRIANÇAS DO COSTA ESMERALDA SÃO BENEFICIADAS EM MAIS UMA ETAPA DO PROJETO FACIT NA COMUNIDADE

CRIANÇAS DO COSTA ESMERALDA SÃO BENEFICIADAS EM MAIS UMA ETAPA DO PROJETO FACIT NA COMUNIDADE

 

Um trabalho iniciado ainda em 2016 segue a todo vapor em um dos bairros mais carentes de ações sociais em Araguaína-TO. Quase duzentas crianças da Escola Luiz Gonzaga, que fica no setor Costa Esmeralda, foram atendidas pela FACIT através do projeto FACIT Na Comunidade que é modelo para todo o país. O curso de Odontologia iniciou um trabalho de ortopedia funcional com aparelhos removíveis para beneficiar crianças que apresentam deformidades de face. Desde o início da atividade, os acadêmicos do 7° período fazem estudo teórico e prático na ortodontia preventiva e princípios de ortopedia funcional.

O trabalho de consulta e instalação dos aparelhos é totalmente gratuito e teve o acompanhamento dos pais e professores da própria escola. No projeto desenvolvido pela FACIT, cada acadêmico do curso de Odontologia fica responsável por fazer o acompanhamento do tratamento de uma criança da unidade escolar.

A média mundial aponta que entre 8 e 11% das crianças apresentam deformidade de face classe III. A avaliação feita pela FACIT apontou que na escola, 28% das crianças apresentaram a mesma classe de deformidade, que na prática, significa o crescimento maior que normal da mandíbula que dificulta o desenvolvimento de forma saudável e pode trazer danos para a pessoa. “Vamos fazer a seleção de 70 crianças e seguir o protocolo da ortodontia preventiva. Cuidar para que as deformidades de face relacionadas à má oclusão tenham estabilidade na idade correta. As más oclusões de mordida aberta, mordida cruzada ou perdas precoces de dentes, levam à desarmonia de toda oclusão e as crianças selecionadas terão esse cuidado”, disse a diretora geral da instituição, Dra. Ângela Maria Silva.

Devido a demanda de pacientes, os atendimentos feitos pelos acadêmicos e professores da FACIT recebem um importante auxílio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína que é parceira do projeto FACIT Na Comunidade.

O curso de Direito da Faculdade de Ciências do Tocantins também participou da ação. Um questionário socioeconômico foi elaborado para entender o perfil e as necessidades da comunidade. “Vamos fazer um trabalho para atender essas necessidades das famílias aqui do bairro. Estamos à disposição da escola para que o curso possa trazer mais ações e serviços aqui para o bairro”, disse Maicon Rodrigo Tauchert, coordenador do curso de Direito da FACIT.

.

                                                                                                         

 

 

 

  • Endereço
    Unidade I: Rua D 25, Qd 11, Lt 10 - Setor George Yunes (Próximo à Av. José de Brito)Unidade II: TO 222, Luiz Pires.
  • Contatos
    0800 646 7277(63) 3414 4625(63) 3413 2152