FACIT SEGUE REALIZANDO O SONHO DE CENTENAS DE INDÍGENAS DO TOCANTINS

Viver em uma aldeia, distante de uma faculdade de grande porte e reconhecida. Era a realidade de muitos estudantes indígenas de diferentes etnias no Tocantins, mas hoje é um cenário bem diferente. A FACIT segue ampliando oportunidades a essas pessoas, cumprindo o grande projeto indígena FACIT trabalhando na inclusão a cota indígena para o fortalecimento dos povos na diversidade étnica.

É o caso da jovem Keiliane Kutati Karajá que faz parte do povo Karajá Xambioá na região do município de Santa Fé do Araguaia e que foi aprovada no vestibular através da cota indígena. Ela vai iniciar o curso de Medicina Veterinária. “Era um sonho meu e de minha família. Escolhi a FACIT pela estrutura. Estou muito feliz. Quero ajudar a transformar a realidade do meu povo”, disse a jovem.

Junto com ela, também foram aprovados Edmilson Dias Coelho Apinajé (Administração), Ana Carolina Amidy Nonkua Pereira Apinajé (Direito matutino) e Gislene Ribeiro Apinajé (Odontologia). “Pretendo me formar e ajudar a levar mais comodidade a tanta gente. Tenho orgulho de ser o que sou e hoje com a FACIT nos dando oportunidade é tudo possível”, comentou Ana Carolina.

O ingresso desses alunos no curso superior e que iniciam também uma nova história de vida, faz parte da inclusão social através do programa de cota indígena adoto pela Faculdade de Ciências do Tocantins. O edital do vestibular continuado prevê uma vaga para cada curso (Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Odontologia, Medicina Veterinária e Radiologia).

Hoje, os alunos que já fazem parte dos cursos de Odontologia e Radiologia são exemplos no comprometimento na educação superior. A atenção da FACIT a esses povos trouxe reconhecimento com o passar dos anos. A diretora geral da instituição, Dra. Ângela Maria Silva já recebeu o Cocá dos Povos Karajá, além de outras honrarias como homenagem a quem leva oportunidade aos povos indígenas.

Estudantes indígenas já podem fazer a inscrição no vestibular continuado. As provas vão ser realizadas no Campus I da FACIT seguindo o cronograma definido pela instituição. Veja o edital e confira a melhor data para faze a prova.