Odontologia

Odontologia

Sobre O Curso

 

Nos ciclos básicos e profissionalizantes, o curso de Odontologia da FACIT-TO está centrado na formação dos futuros dentistas, valorizando as especialidades da área e também focando a formação em Biologia Oral, Odontologia Hospitalar e Saúde Pública. 

Além dos Estágios Supervisionados e atividades complementares, a aproximação com a área médica será completada com a clínica integrada. 

Poderá ser oferecido pela instituição um programa de Pós-Graduação Lato Sensu nos moldes de residência médica que servirá de suporte para a graduação (a residência odontológica está sendo regulamentada pelo MEC). 

Como ocorrem com os demais cursos da instituição, as atividades científicas dos alunos são efetivadas como forma de iniciação à pesquisa. 

Tanto os conteúdos curriculares quanto os objetivos correspondem às competências e habilidades que orientarão o projeto. 

Os componentes curriculares foram elaborados observando a correspondência com objetivos propostos. 

Primou-se pela inovação, saindo um pouco do tradicional. No ensino, as certezas são raras no mundo científico. O que é considerado velho, torna-se novo e depois a situação se reverte, o novo se torna velho. Entretanto, o equilíbrio entre o tradicional e o novo é de bom termo, contribuindo assim para o essencial. 

É nessa visão que o curso de Graduação em Odontologia foi concebido. 

A formação dos acadêmicos também leva em conta o componente humano e social, engajando os estudantes em ações práticas de contato direto com a comunidade, tanto com a função de cumprimento de disciplinas, quanto para ações voluntárias de apoio. 

A metodologia de ensino PBL é o grande expoente do curso, trazendo a teoria de sala de aula para casos clínicos, sendo a prática profissional, com viés acadêmico, a ferramenta principal de aprendizagem. 

Um dos destaques do curso é a Jornada Odontológica do Norte do Tocantins – JONT, em sua quinta edição, um evento acadêmico e técnico organizado pelos próprios alunos, com forte apoio dos professores. Palestrantes de renome nacional e internacional já participaram do evento, aberto para estudantes e profissionais da área.

MISSÃO 

Formar, qualificar e especializar o acadêmico para ser promotor de saúde. Cirurgião- Dentista generalista, crítico, reflexivo, criativo, competente, responsável e capaz de atuar na transformação da sociedade, acompanhando a velocidade da ciência e tecnologia, primando pelos princípios éticos e morais e buscando sempre tratar o ser humano de forma holística, apoiando na pesquisa e na extensão. 

DENOMINAÇÃO: Bacharel em Odontologia

PORTARIA DE AUTORIZAÇAO DO CURSO: Portaria Nº 262, de 29/06/2017 (publicada no Diário da União em 30/06/2017) 

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Integral

NÚMERO DE VAGAS: 80 anuais e 40 semestrais

REGIME: Seriado semestral

NÍVEL: Graduação – Bacharelado

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 4.230 h

 

 

COORDENADORIA DO CURSO
Profª. Drª. Glenda Lara Lopes Vasconcelos

Graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2013.1). Mestre e Doutora em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - FORP/USP (2015). Especialista em Prótese Dentária pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional de Araraquara (APCD) (2018) . Possui experiência em docência pelo Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP (PAE; 2014-2017). Atualmente, é professora titular dos conteúdos de Prótese Parcial Removível e Clínica Odontológica III (Oclusão) da Faculdade de Ciências do Tocantins - FACIT (início em 2018). Atua nos seguintes temas: Prótese Parcial Removível; Ligas metálicas; Higienização de Prótese Parcial Removível; Propriedades Mecânicas dos Materiais Odontológicos.

  • Endereço
    Unidade I: Rua D 25, Qd 11, Lt 10 - Setor George Yunes (Próximo à Av. José de Brito)Unidade II: TO 222, Luiz Pires.
  • Contatos
    0800 646 7277(63) 3414 4625(63) 3413 2152