Provão Preparatório de Carreiras auxilia estudantes para o ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 95% dos acadêmicos aderiram ao projeto

O ingresso no mercado de trabalho e trilhar uma carreira profissional de sucesso é um dos desafios para quem está cursando a graduação. Para tornar esse sonho em uma realidade é necessária muita preparação. Na FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, os acadêmicos passam por um provão que testa as habilidade e aperfeiçoa ainda mais a metodologia de ensino aplicada.

“Eu como acadêmica fico feliz de ver que a faculdade realmente se preocupa com o nosso desempenho e se estamos aprendendo, essa prova é uma forma de medir se a gente vai bem nas matérias e apontar para nós em que pontos devemos melhorar”, compartilha Mari Tenisa Costa Mendes, aluda do 3º período do curso de Direito.

O supervisor acadêmico da FACIT, Jocirley Oliveira, conta que a adesão dos alunos ao provão foi de 95%, o que é muito positivo tanto pelo nível de envolvimento dos alunos, quanto para mensurar as habilidades e competências que os acadêmicos adquiriram durante o semestre.

“É com esses resultados que nós vamos calcular como está a nossa prática pedagógica para desenvolver de forma ainda mais efetiva as intervenções pedagógicas com o intuito de melhorar o ensino e também a aprendizagem dos nossos alunos”, garante Jocirley.

Preparação para o mercado

O coordenador do curso de Direito, Dr. Maicon Rodrigo Tauchert, explica que um dos objetivos do provão é de preparar os acadêmicos para o que há por vir quando eles se formarem, como concursos públicos, avaliações externas e a inserção no mercado profissional.

“Queremos extrair o máximo dos nossos alunos, principalmente para dar um parâmetro de estudo para eles, mostrar o que vão enfrentar na vida profissional e ajudar no seu preparo”, afirma o Dr. Maicon.

A Isabela Alencar Silva, acadêmica do 4° período de Medicina Veterinária, percebeu a “pegada” preparatória do provão.

“A prova ser difícil é boa porque já nos prepara para o caso de resolvermos fazer algum concurso ou entrevista de emprego, é muito bom também porque conhecemos a pressão no processo seletivo, aí quando ingressarmos em um, não será surpresa”, pontua Isabela.

Alunos destaque no provão serão premiados

Com as notas alcançadas durante o provão, serão atribuídas as premiações de Aluno Destaque por média, para quem mantiver as maiores médias em todos os provões, e para o Aluno Destaque por evolução, durante a solenidade de colação de grau de cada turma.

Mas para que o aluno esteja apto a concorrer as premiações, ele deve participar de todos os provões realizados durante o curso.

Além de um certificado de mérito do aluno, cada uma das premiações também dará a concessão de um desconto de 20% em um dos cursos de Pós-Graduação da FACIT.