Missão
A FACIT tem como missão o desenvolvimento econômico e social da região em que se insere, mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão, seguindo padrões de excelência e agindo dentro dos princípios que regem o exercício da liberdade, da justiça, da cidadania, da educação e da responsabilidade social, ambiental, cultural e científica. Busca, pois, focalizar os valores humanos para a formação de cidadãos comprometidos com os avanços tecnológicos, primando pela excelência do ensino que ministra, respeitando as especificidades de cada modalidade, tendo como foco uma aprendizagem holística e autopoiética.

Visão
Ser uma Instituição de Educação Superior referência no ensino na pesquisa e na extensão. Visa, ademais, à transformação social, que prima pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, atuando com transparência e compromisso com a Gestão Democrática e Participativa, mediante ações de uma educação humanizada, buscando a nobreza na formação intelectual e profissional dos alunos.

Valores
A FACIT pauta-se em uma axiologia que a identifica como um centro educacional capaz de opinar, influenciar e propor soluções para temas como: inovação, acesso ao conhecimento e à cidadania, desenvolvimento científico e tecnológico, tolerância cultural e religiosa, sustentabilidade ambiental e enfrentamento da desigualdade social, dentre outros. Sua tarefa é criar e intensificar parcerias e convênios com instituições regionais, nacionais e internacionais. Assim, acredita e pratica os seguintes valores: IES livre, autônoma, democrática, saudável e socialmente referenciada, respeitando sempre a alteridade absoluta “dos outros”