Veterinária

Profissão em expansão e área estratégica

Curso de Medicina Veterinária da Facit é Pioneiro na Região e atende demandas nacionais e locais.

Assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres; controle e inspeção das tecnologias de produção de alimentos de origem animal; cuidado com a saúde, alimentação e reprodução de rebanhos. Estas são algumas das atribuições de um Médico Veterinário e que atraem uma grande quantidade de estudantes para esta área.

De acordo como Conselho Federal de Veterinária, atualmente o Brasil possui 154 mil profissionais registrados. Demanda que tende a crescer, já que segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras ornamentais do mundo, além de ser o terceiro maior país em população total de animais de estimação.

Para atender esta demanda do mercado, a FACIT fundou em 2019 a graduação em Medicina Veterinária. O curso, pioneiro em Araguaína, possui uma grade curricular abrangente, com disciplinas nas áreas de ciências biológicas e exatas, além de medicina preventiva, clínica, inspeção de produtos de origem animal e tecnologia.

Atuação estratégica

Além da atuação no mercado pet, industrial e alimentício, o curso de Medicina Veterinária da FACIT surge para atender também demandas específicas da região. Segundo Fernanda Luz Alves, coordenadora do curso, a graduação está localizada em uma área estratégica, que favorece especialmente o trabalho com animais silvestres.

“Estamos inseridos na região de Matopiba, junção dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esta é uma área privilegiada, considerada ainda parte da Amazônia. Então, as espécies daqui têm despertado interesse na comunidade acadêmica do Brasil e do Mundo e demandando uma frente de trabalho qualificada e conhecedora da realidade da região”, destaca a Coordenadora.

Clínica e Laboratórios

Além das oportunidades de atuação no mercado regional e nacional, o curso de Medicina Veterinária da FACIT oferece aos alunos a preparação necessária, por meio da experiência prática na Clínica Veterinária da Instituição. “Nossa clínica veterinária tem dois consultórios e um centro cirúrgico. Aqui fazemos atendimento médico e cirúrgico de pequenos animais e contamos com vacinas, exames laboratoriais e de imagem”, explica a Coordenadora.

Ainda de acordo com Fernanda Alves, os Laboratórios do curso também são espaços abertos aos alunos para reforçarem na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. “Nós temos os laboratórios de Histologia, de Anatomia Animal, Microbiologia e Parasitologia, todos muito bem equipados para atender as práticas discentes”, afirma.

Medicina Veterinária por amor e vocação

Nascida e criada em Araguaína, foi com a ajuda dos pais, ainda no terceiro ano do ensino médio que Vitória Sampaio, 20, decidiu ingressar na graduação em Medicina Veterinária. “Era um momento difícil de tomada de decisões, de tensão em relação ao vestibular. Através da minha família eu vi que tinha vocação para ser veterinária. Coincidentemente, neste mesmo período a FACIT implantou o curso em Araguaína. Foi quando entendi que era a hora de dar este passo”, recorda.

Hoje, no quinto semestre do curso, Vitória se vê cheia de sonhos e perspectivas profissionais. “Eu sou completamente apaixonada pela Medicina Veterinária, vejo que foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida e que é esse o ofício que eu quero seguir até o fim. O plano que eu tenho a longo prazo é o de terminar o curso e seguir minha carreira profissional com muito sucesso”, revela.

Segundo Vitória, fazer o curso escolhido por ela na FACIT, torna a experiência ainda mais especial. “Tenho muito orgulho de fazer parte e estudar na FACIT. É uma Faculdade de qualidade. A competência dos docentes é inexplicável. Eu sou muito grata a toda equipe por terem me aceito e por hoje eu estar realizando este sonho”, resume.

Para quem está concluindo o ensino médio e ainda não sabe que caminho tomar, a estudante ressalta ainda, a importância de se fazer um curso superior. “Eu acredito que a educação tem um papel fundamental na vida das pessoas. Com a educação o mundo pode ser mudado. A educação abre portas que são fundamentais nas nossas vidas. Então eu sempre incentivo, não pare, dê continuidade aos seus estudos e caso tenha interesse em fazer medicina veterinária, nem pense duas vezes e venha para a FACIT”, conclui Vitória.

Reproduzir vídeo

Fundação

Turmas em andamento

Turmas formadas

Alunos cursando

Semestres

3 mil

Salário Inicial

Tenha atendimento personalizado e tire suas dúvidas sobre nossos cursos.

Fale com a gente pelo nosso WhatsApp

63 9102-1098