Liga acadêmica promove evento solidário para arrecadar recursos para tratamento médico de colega de curso

Quando alguém se inscreve para assistir uma palestra, a intenção é quase sempre uma só: aprender mais sobre um determinado assunto. É assim na maioria das vezes, mas em alguns casos, o objetivo vai além.

Na FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, os membros  da LAES – Liga Acadêmica de Estudos Silvestres do curso de Medicina Veterinária promoveram uma palestra com uma proposta solidária. Todo recurso arrecadado pelas inscrições foi inteiramente revertido para o tratamento de saúde de um colega de curso que sofreu um acidente.

“Nosso amigo Marcus Fabrinny sofreu um acidente a cavalo e precisou passar por uma cirurgia. Sabemos que os gastos são muito altos e para ajudar nosso colega, a liga teve a ideia de promover uma palestra e destinar o dinheiro das inscrições para o tratamento dele”, informa a presidente da LAES, Kettolly Wittoria.

O auditório da FACIT II ficou pequeno para tamanha lição de solidariedade, acadêmicos de todos os períodos do curso de medicina veterinária compareceram para aprender mais e ajudar o colega em tratamento.

“É bom ver o pessoal do curso se empenhando para ajudar outro colega, o Marcus é querido por todos nós. Ver os participantes da LAES e os não ligantes se mobilizando é gratificante também, pois o nosso dever como seres humanos é ajudar o próximo acima de tudo”, conclui Kettolly.

Aprendizado e solidariedade

Além do interesse no assunto, o Valuar Junior Barros, do 6° período, participou da palestra para ajudar no tratamento do colega de curso.

“Acho bacana ganhar conhecimento sobre os animais silvestres, mas também é importante ajudar o Marcus, ver que todas as turmas se uniram para ajuda-lo é bem satisfatório, a minha parte eu estou fazendo”, concluir Valuar.

Para o acadêmico do 6° período Tiago Aquino de Castro, a oportunidade carregou consigo o conhecimento da palestra e a lição de empatia com o companheiro.

“A gente precisa se colocar no lugar dos outros, devemos ser mais humanos, ajudar mais as outras pessoas e fazer nossa parte, ontem foi com ele, mas e se amanhã for comigo?”, finaliza Tiago.

Anestesia de felinos silvestres

Com o tema “Desafio da Anestesia de Felinos Silvestres”, a Dra. Cinthian Mendonça buscou despertar nos acadêmicos o interesse em uma área que tem poucos profissionais atuantes. Para tanto, falou sobre a vivência durante um procedimento de anestesia em um felino silvestre, mostrando os desafios que os profissionais vão encontrar e a importância de se prepar para isso.

Sobre o caráter solidário da palestra, a Dra. Cinthian afirmou estar orgulhosa dos seus alunos.

“Fiquei muito feliz em poder participar, quando nos unimos, mesmo que um pouquinho, conseguimos fazer muita diferença na vida de uma pessoa que está precisando. Tenho certeza de que esse apoio ao acadêmico Marcus vai ajudar no tratamento dele, estou bem orgulhosa da lição de solidariedade dos alunos”, acrescenta a palestrante.