FACIT promove aulão preparatório para o ENEM para estudantes secundaristas de Araguaína

Para o estudante do Ensino Médio, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é um desafio a ser superado para alcançar a tão sonhada vaga em uma boa faculdade.

São meses estudando na expectativa de alcançar a melhor nota possível e, durante essa maratona de estudos, toda ajuda é válida.

Por isso, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins convidou o CEO do Grupo Educacional Top de Linha, o professor Arnaldo César, para conversar com estudantes de várias escolas de Araguaína e contar os sete passos para tirar a tão sonhada nota 10 na prova do ENEM.

De forma divertida e irreverente, o professor arrancou risadas dos alunos ao mesmo tempo que ministrava o aulão preparatório para o ENEM.

“Nosso objetivo com esse aulão foi o de contribuir com esses meninos e meninas que precisam do Enem como forma de ingresso nas instituições. A FACIT trouxe um professor excelente que dá uma aula que motiva e engaja, trazendo também muita parte de inteligência emocional, porque a gente sabe que eles estão preparados tecnicamente, mas nem sempre estão preparados emocionalmente”, conta a diretora-geral da FACIT, Dra. Carollyne Mota Tiago.

O aulão

Com o tema “Os sete passos para tirar dez na prova do ENEM”, o professor Arnaldo usou da irreverência para atingir os estudantes de forma divertida e didática. Quem esperava uma palestra técnica cheia de termos complicados foi surpreendido com um professor que passeou pelo auditório do Campus II da FACIT enquanto conversava e dava dicas para passar na prova.

“Faltando um dia para a prova, não dá mais para estudar e esperar que o conhecimento venha do além, mas dá para fazer uma boa estratégia de execução de prova do qual ele pode aumentar consideravelmente a própria nota dele, já que um ponto a mais, um ponto a menos classifica ele para cima ou pra baixo”, afirma o professor.

A pressão psicológica vinda da família, dos amigos e, sobretudo, deles mesmos é fator determinante na inteligência emocional dos estudantes, por isso o professor Arnaldo orientou os participantes do aulão sobre a necessidade de estar tranquilo durante a prova.

“Um dos pontos básicos é a pessoa ter tranquilidade e não se cobrar tanto. A prova é importante, isso é inegável, mas ela é apenas um momento a mais da vida dele. Se for bem, beleza. Se ele for mal, aquela não será a última oportunidade. Ele vai ter outra chance de seguir essa caminhada”, aponta.

O professor Arnaldo César tem mais de 20 anos de experiência, é bacharelando em Medicina pela UFPE e CEO do Grupo Educacional Top de Linha, empresa que atua desde 2007 na área de cursos preparatórios para o ENEM.

O que acharam os participantes?

O professor de História do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Francisco Gomes de Melo Neto, conta que achou incrível o convite que a FACIT fez para que os alunos participassem do Aulão Preparatório para o ENEM.

“A FACIT é uma faculdade que tem uma proposta de um crescimento horizontal, de ensino presencial e diferenciado. Poder conhecer de perto a estrutura do campus com certeza vai despertar nesses jovens a vontade de continuar os estudos e conseguir uma graduação”, enfatiza o professor.

Estudante do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Maiara Coelho Nascimento achou maravilhosa a aula do professor Arnaldo César.

“Foi um momento muito bom em que a gente pôde falar e tirar dúvidas. Foi maravilhoso terem proporcionado essa oportunidade pra gente. Depois do aulão eu me senti bem mais segura para fazer o ENEM. O convite da FACIT foi muito interessante porque me deu uma experiência a mais para poder fazer a prova”, pontua a estudante.

Aluna no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Bianca Vidal Cardoso contou que nunca tinha participado de uma aula tão engraçada antes.

“Eu achei incrível. O professor tem a didática muito legal, ele é muito solto, não é aquela palestra maçante. Então, achei bem legal e deu para aprender muita coisa. Agradeço à FACIT por ter me dado essa oportunidade”, finaliza Bianca.