FACIT levou serviços gratuitos para a comunidade na campanha do Outubro Rosa

Evento realizado na avenida Via Lago aproximou acadêmicos da instituição e a população araguainense

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realizou no último sábado, 08, na avenida Via Lago, sua campanha do Outubro Rosa “Pare pra Cuidar”. A ação levou atendimento gratuito em saúde e orientação jurídica para a comunidade araguainense.

Todo mundo teve vez durante a ação da FACIT. As crianças foram orientadas sobre a escovação correta dos dentes, mulheres aprenderam mais sobre os perigos e como identificar o câncer de mama, teve orientação jurídica para a população e também sensibilização sobre a importância da mamografia. Os animais de estimação também foram beneficiados e receberam exame gratuito.

“Para a FACIT, é muito importante contribuir com a sociedade de um modo geral. Os alunos aprendem mais enquanto praticam. O conhecimento só faz sentido se for para transformar a vida das pessoas. Esse é o nosso objetivo e estamos sempre contribuindo com a comunidade”, destaca a diretora-geral da FACIT, Dra. Carollyne Mota Tiago.

O que fez cada curso

Os acadêmicos de Enfermagem da instituição levaram informações pontuais sobre o câncer de mama, fatores de risco, como identificar e orientações sobre o autoexame. Além disso, realizaram teste de glicemia na população.

A secretária escolar Estela dos Santos, adorou a ação. “É uma forma muito legal de ajudar a comunidade. Tem gente que não tem tempo ou dinheiro para realizar um teste de glicemia. Aqui eu fiz bem rápido e de graça. É algo muito necessário e parabenizo a equipe da FACIT pelo desempenho”, agradece Estela.

O curso de Odontologia da instituição realizou orientações de higiene bucal e entregou kits de higiene. Os pequeninos adoraram a aula de escovação.

“Normalmente as crianças não dominam a escovação. Ao participar dessas ações, nós, como futuros profissionais, levamos informação e ajudamos a desmistificar a profissão. Vale lembrar que as crianças têm muito medo do dentista, e aqui elas aprenderam que o dentista é amigo delas”, conta a acadêmica de odontologia, Carol Ribeiro de Carvalho.

A turma do curso de Direito prestou consultoria jurídica gratuita, especialmente com relação a saúde, direitos da mulher e aposentadoria.

“Isso traz a marca da FACIT para a sociedade. Todo mundo nos vê participando, a comunidade também participa dessa grande festa, o cumprimento de uma função social da instituição”, conta o coordenador do curso de direito, Dr. Maicon Rodrigo Tauchert.

Os acadêmicos do curso de Radiologia reforçaram na população a necessidade de realizar anualmente a mamografia.

“Quanto mais cedo a doença for detectada por esse exame, maiores são as chances de cura”, destaca o coordenador do curso de Radiologia da FACIT, professor Filipe de Souza Carvalho.

Outubro Rosa Pet

Embora o Outubro Rosa alerte sobre o câncer de mama em humanos, os animais domésticos também estão sujeitos à doença. Foi o que descobriu o tutor da Loba, o vendedor Gerberson Vale da Silva.

“Eu estava só passando e me avisaram que estavam fazendo o exame para detectar o câncer de mama em animais de estimação. Para a minha surpresa, o pessoal descobriu um tumorzinho na minha Loba. Ainda nesta semana vou levar ela na Clínica Veterinária da FACIT para fazer um check-up”, conta o tutor.

A Dra. Fernanda Luz Alves Neves, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FACIT, explica que a doença atinge cada vez mais animais porque a qualidade de vida tem feito os bichinhos viverem por mais tempo.

“A população desconhece que o câncer de mama também atinge os pets. A doença tem se tornado cada vez mais prevalente, principalmente porque esses animais têm vivido mais. Por causa disso, ele tem algumas doenças que aparecem com a meia idade e o câncer de mama é uma delas, além dos fatores que predispõem, como o uso de anticoncepcionais para evitar a gestação”, destaca.

A Kimura, filha peludinha de Luiza da Silva, está com a saúde em dia, mas é bom não vacilar. “Vi na internet que a FACIT realizaria esses exames em animais de estimação. Não perdi tempo e agendei um tempinho para vir aqui. Graças a Deus a Kimura está 100%”, conta Luiza.

Para finalizar o evento, acadêmicos, corpo discente e a comunidade dançaram bastante durante uma aula de zumba.