FACIT aplica segundo simulado do Exame da OAB

A prova teste prepara os alunos para o clima que irão enfrentar ao responder o exame

É de conhecimento para os acadêmicos que cursam direito que para poder advogar é necessário passar na prova da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Por ser tão importante, o exame é motivo de muita pressão psicológica sobre os alunos. Para montar um cenário semelhante ao que será vivenciado no dia, a FACIT promoveu, no último sábado, dia 05/11, a segunda edição do Simulado do Exame da OAB.

Durante o simulado, os alunos conseguem sentir o clima e a pressão que a prova é capaz de exercer sobre cada um.

“Quando formos fazer a prova real, não vai ser uma surpresa, então é muito bom que a faculdade tenha preparado todo esse cenário para nós alunos, questão de horário, de métodos para resolução de questão e todos os pormenores que envolvem a realização da prova”, afirma a acadêmica do 8° período, Raquel Vieira Gomes.

A coordenadora do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas da FACIT, Dra. Marina de Alcântara Alencar, explica que os alunos só podem fazer o exame da OAB no último ano de curso.

“A FACIT realiza o simulado para os acadêmicos do penúltimo ano do curso com o objetivo de garantir a preparação mental e intelectual deles. Tivemos o comparecimento massivo dos alunos, o que demonstra o interesse deles na preparação para essa etapa tão importante para o bacharel em Direito”, pontua a Dra. Marina.

O simulado é uma atividade da disciplina de PBL – Problem Based Learning, organizado pelo NPJ em parceria com a coordenação do curso de Direito.

O simulado também vai ajudar a instituição a descobrir as matérias e os conteúdos que necessitem de mais estudo por parte dos acadêmicos, ajudando-os a se concentrar nos pontos cujas melhorias são necessárias e na preparação para o mercado de trabalho.

“É bom porque desde os primeiros períodos nós somos expostos a uma metodologia de ensino que nos prepara para a prática. Esse simulado é uma prova disso, testar meus conhecimentos a todo instante me deixa mais confiante quanto ao meu preparo para o mercado de trabalho”, conta Guilherme Fernandes Souza, acadêmico do 8° período.

O que é o Exame da OAB?

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma avaliação obrigatória para que os bacharéis em Direito no Brasil demonstrem que possuem conhecimentos, capacitação e as práticas necessárias para exercer a advocacia.

É obrigatória a aprovação no exame da OAB para o exercício da advocacia. Sem isso, o bacharel em Direito tem vetada a realização do seu registro e obtenção da carteira de advogado.

O exame é realizado três vezes por ano, com provas aplicadas em dois dias diferentes. A primeira fase é uma prova objetiva, a segunda é uma prova prático-profissional. A primeira fase da prova da OAB está prevista para o dia 14 de abril de 2023 e a segunda para 28 de agosto de 2023.