Estudantes do Ensino Médio conheceram ambiente acadêmico durante visita guiada

Visita guiada ajuda na decisão dos estudantes sobre que carreira seguir quando concluírem o Ensino Médio

A decisão sobre qual carreira seguir para a vida toda é super comum em adolescentes que estão cursando, ou que concluíram recentemente o Ensino Médio. Para ajudas os estudantes a encontrar a graduação que mais encaixa ao seu perfil, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins abriu as portas para apresentar toda a estrutura para alunos de escolas de Ensino Médio de Araguaína.

Durante os 4 dias de FACIT Aberta, centenas de estudantes secundaristas conheceram de perto as salas de aula, laboratórios, clínica veterinária, hospital simulado, a estrutura e toda a tecnologia que uma faculdade de ponta pode oferecer.

Quem apresentou todos os atrativos da faculdade foram os próprios acadêmicos. Estiveram envolvidos na ação os cursos de medicina veterinária, enfermagem, odontologia, direito e radiologia.

“Foi incrível demais apresentar o curso que eu tanto gosto, recém comecei na enfermagem e já posso compartilhar essa paixão com os alunos dessas escolas, talvez eu até tenha conseguido convencer alguns a cursar enfermagem também”, afirma a acadêmica Adriane Maria Braga Costa.

A diretora-geral da FACIT, Dra. Carollyne Mota Tiago, explica que entender como funciona o dia a dia ao longo do curso é importante para que o jovem não tenha surpresas ao ingressar em um novo ambiente escolar, afinal de contas, ele passará os próximos quatro ou cinco anos dentro desse novo ambiente.

“Estar em uma faculdade é um investimento de vida, uma etapa muito importante não só para o futuro profissional, mas para o pessoal também. Então, toda essa atmosfera acadêmica precisa ser aderente a seus valores como indivíduo. Vale lembrar que a escolha da faculdade é algo pessoal e nós da FACIT temos a certeza que abraçaremos a sua história”, enfatiza.

Conhecendo um novo ambiente

A cada passo que davam, a cada nova sala que entravam, era notável o olhar de curiosidade e a vontade de tocar, de utilizar os equipamentos que antes eram vistos só na internet, a oportunidade foi agarrada e aproveitada por todos os visitantes.

“Conheci um mundo completamente novo, adorei a estrutura, ela é muito boa e de qualidade, meu sonho é fazer medicina, então eu amei o hospital simulado, parece um sonho”, conta a visitante Camila Miranda de Oliveira.

O sonho do Elian Gabriel dos Santos é diferente, ele quer ser um homem das leis, para alcançar esse objetivo, quer cursar direito.

“É uma estrutura muito boa, gostei de como os alunos daqui apresentaram os cursos, também já escolhi o que quero seguir da minha vida, quando terminar a escola eu vou cursar direito”, promete.

O mesmo sonho é compartilhado pelo Juliano da Silva Augusto. “A visita me deu uma ótima oportunidade para conhecer o que me espera no futuro, eu quero seguir a carreira de direito, conhecer o campus da FACIT, a estrutura da faculdade, me mostrou o que ela pode me fornecer no futuro”, finaliza.

A Vitória Silva Coelho ainda não decidiu o que cursar no futuro, mas já sabe que vai ser algo com muita prática.

“O que eu mais gostei da FACIT é que da mesma forma que tem muita teoria, também tem muita prática, é isso que eu quero, muita prática. Ainda não decidi certinho o que cursar, mas essa visita com certeza me ajudou conhecer mais sobre os cursos para eu poder escolher qual que é o melhor para mim”, acredita Vitória.