Sobre o curso

Uma estrutura física e acadêmica ampla, moderna e que promove um desenvolvimento educacional de qualidade, formando profissionais de excelência. Este é o curso de Odontologia da Faculdade Facit. A instituição oferece aos acadêmicos nove laboratórios, com equipamentos modernos para um melhor ensino e aprendizagem.

Nos ciclos básicos e profissionalizantes, o curso está centrado na formação dos futuros dentistas, valorizando as especialidades da área e também focando a formação em Biologia Oral, Odontologia Hospitalar e Saúde Pública. 

Um dos destaques do curso é a Jornada Odontológica do Norte do Tocantins – JONT. Realizada anualmente é um evento acadêmico e técnico organizado pelos próprios alunos, com forte apoio dos professores. Palestrantes de renome nacional e internacional participam do evento, aberto para estudantes e profissionais da área.

A Portaria nº 652/2017 de Reconhecimento do curso de Odontologia foi publicada no Diário Oficial da União nº 124, do dia 30 de junho de 2017

MISSÃO 

Formar, qualificar e especializar o acadêmico para ser promotor de saúde. Cirurgião- Dentista generalista, crítico, reflexivo, criativo, competente, responsável e capaz de atuar na transformação da sociedade, acompanhando a velocidade da ciência e tecnologia, primando pelos princípios éticos e morais e buscando sempre tratar o ser humano de forma holística, apoiando na pesquisa e na extensão. 

Duração

5 Anos

Conceito MEC

4

Turno

Diurno e Noturno
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Áreas de Atuação

Responsável pela saúde bucal das pessoas, o profissional formado em Odontologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

Este profissional atua na realização de tratamentos estéticos e também intervenções relacionadas à saúde bucal; sendo está apto a identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais.  partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos.

Dentre as áreas em que pode atuar, estão Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais; Clínica geral; Dentística; Implantodontia; Odontologia para pacientes com necessidades especiais; Odontopediatria; Ortodontia; Prótese Bucomaxilofacial; Prótese dentária; Saúde coletiva; entre outras

Excelência e qualidade do ensino são os compromissos da FACIT ao ministrar o curso de Odontologia.

Atividades Complementares

As atividades complementares deverão ser incentivadas como estratégias didáticas para garantir a interação teoria-prática, devendo a Faculdade, conforme as Diretrizes Curriculares, criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo aluno, através de estudos e práticas independentes.

Atividades de formação complementar definidas como atividades acadêmico-científico-culturais, propõem desenvolver nos alunos competências e habilidades diversas e oportunizar experiências diferenciadas, onde cada um poderá definir objetivos e traçar metas em sua própria formação acadêmica.

Estas atividades contribuem na integralização do curso, com um mínimo de 108 horas, referendadas pela legislação vigente. Resolução CNE/CES 3 de 19 de fevereiro de 2002 que institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Odontologia.

O projeto pedagógico no artigo 8º desta resolução diz “O Projeto Pedagógico do curso de Odontologia deverá contemplar atividades complementares e as Instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante através de estudos, práticas independentes presenciais e/ou a distância a saber: monitorias e estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares e cursos realizados em áreas afins”.

Disciplinas Optativas

  • Empreendedorismo
  • Fundamentos de enfermagem e primeiros socorros
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Laser e Odontologia

Será obrigatório ao estudante regularmente matriculado no Curso de Bacharelado em Odontologia da FACIT cursar uma disciplina optativa (36h) até o último período do curso, condicionando-se a matrícula à(s) disciplina(s) ofertada(s) pela IES no semestre corrente.

De acordo com sua vocação, o aluno poderá cursar mais de uma disciplina optativa.

Egressos

O egresso da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) possui as características inerentes ao profissional do século XXI. Um profissional apto a solucionar problemas, tem uma grande base cultural e científica, ético, empreendedor, tem liderança e, sobretudo capaz de enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

Esses novos profissionais tem a habilidade de adaptarem-se às mudanças de mercado, aderindo às novas tecnologias e situações apresentadas pela sociedade de serviços e estar compreendendo as situações no seu contexto histórico-social, sendo crítico, e tendo a responsabilidade no exercício da profissão.

Ademais, esses profissionais com perfil próprio para o século XXI, socialmente responsáveis, prontos para mudanças de paradigmas, são responsáveis pelo desenvolvimento, crescimento e geração de renda para uma sociedade mais justa, com sensibilidade e percepção do ser e fazer.

Confira as turmas de egressos do curso de Odontologia da FACIT.

I Turma (2013/2 – 2017-2)  Clique aqui

II Turma (2014/1 – 2018/1) Clique aqui

III Turma (2014/2 – 2018/2) Clique aqui

IV Turma (2015/1 – 2019/1) Clique aqui

V Turma  (2015/2 – 2019/2) Clique aqui

VI Turma (2016/1 – 2020/1) Clique aqui

VII Turma (2016/2 – 2020/2) Clique aqui

 

Estágio Curricular Supervisionado

De acordo com as Diretrizes Curriculares, o Estagio Supervisionado do Curso deverá atingir 20% da carga horária total do curso de graduação em Odontologia.

É disciplina obrigatória e objetiva complementar a integralização matriz curricular e só pode ser cursada por alunos que não apresentem pendências. Permite ao aluno vivenciar experiências práticas nos diversos setores do sistema de saúde. Esta atividade será desenvolvida pelas disciplinas: Clínica Integrada I, Clínica Integrada II e Estágio Extra-Muro.

O aluno estagiário será avaliado pela equipe docente observando além dos critérios estabelecidos na legislação, os seguintes:

  • Pontualidade
  • Organização
  • Biossegurança
  • Planejamento e desenvolvimento dos Trabalhos no ambulatório.

  Os estágios supervisionados dão ao aluno oportunidade de adquirir experiências de aprendizado e prática profissional nas áreas que mantém estreita relação com o curso. Estas atividades deverão ser supervisionadas e controladas por um docente e por profissionais afins. Mensalmente o estagiário elaborará relatórios que deverão ser entregues na coordenação de estágio juntamente com as freqüências, afim de integralização da parte flexível, estas atividades serão computadas obedecendo regularmente a uma pontuação regulamentada pelo colegiado de curso.

Estes estágios poderão ser desenvolvidos dentro ou fora da Universidade, em entidades públicas ou privadas conveniadas com provas documentais com a pró-reitoria de graduação, através do setor de estágio.

São atividades importantes, pois colocam o aluno em contato direto com a sociedade e com o trabalho das equipes multidisciplinares e multiprofissionais conscientizando – o da realidade dos compus de práticas de saúde, criando expectativas de seu papel na realidade social e no sistema de saúde.

Estrutura Física e Acadêmica de Funcionamento

A Faculdade de Ciências do Tocantins oferece aos acadêmicos do curso de Odontologia uma estrutura física e acadêmica ampla, moderna e que promove um desenvolvimento educacional de qualidade, formando profissionais de excelência.

Para integrar os acadêmicos com as informações e setores da instituição, é disponibilizado para eles um sistema de gestão educacional TOTVS, onde poderão ser verificados a situação acadêmica do aluno, biblioteca e financeiro.

Além disto, o acadêmico tem à sua disposição o Portal do Aluno, onde é permitido acompanhar sua vida acadêmica, bem como o controle de suas mensalidades e material disponibilizado pelos professores. Além do acompanhamento da situação acadêmica, o aluno, tem acesso a publicações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), informações sobre o curso, Calendário Acadêmico, serviço de Capelania e Ouvidoria.

A Faculdade Facit também disponibiliza aos alunos uma tecnologia de ponta, com internet de dedicação exclusiva, através de fibra ótica (rede Wi-fi disponível aos acadêmicos e cabeada nos computadores de mesa).

Meu eduCONNECT

A instituição disponibilizou um aplicativo de celular para os acadêmicos: eduCONNECT. É um canal de comunicação ágil que proporciona muito mais facilidade para acessar os serviços acadêmicos, além de funcionalidades que contribuem para o aprendizado em sala de aula.

No APP, os acadêmicos tem uma agenda de todas as atividades da Instituição; tem acesso às notas das disciplinas do curso; pode fazer o pagamento da mensalidade e outros serviços com cartão de crédito pelo aplicativo; pode emitir diversos documentos diretamente por ele, entre outras facilidades.

Laboratórios

Para um ensino e aprendizagem de excelência, a instituição oferece aos acadêmicos do curso de Odontologia os seguintes laboratórios, onde desenvolvem suas atividades e pesquisas: Anatomia Humana; Multidisciplinar Especialidade da Odontologia; Radiologia; Imagiologia; Bioquímica e Histologia; e Laboratório Policlínica.

Além desses laboratórios, os acadêmicos ainda tem à sua disposição dois Laboratórios de Informática, um fica no primeiro piso e o outro, no segundo.  Cada um possui um sistema audiovisual instalado no micro do instrutor, com TV de 33 polegadas interligada a esse micro, ligados em rede, dispondo de conexão com o provedor para acesso à Internet. O laboratório possibilita aos acadêmicos amplo instrumento de pesquisa, trabalhos, projetos específicos para as disciplinas do curso.

Para atividades práticas de teor interdisciplinar, utilizando a ferramenta metodológica PBL – Problem Based Learning, a faculdade disponibiliza um espaço apropriado para os acadêmicos, as Salas de PBL.

Clínica Odontológica

No Campus II funciona uma Clínica Odontológica devidamente equipada onde os estudantes realizam suas aulas práticas. A clínica é reconhecida pelo amplo espaço e a estrutura de ponta dos equipamentos que preparam o futuro profissional e levam atendimento de forma gratuita ao público.

Na Clínica, os acadêmicos, com acompanhamento dos professores, fazem atendimento à população em várias Especialidades, sendo um diferencial no ensino e aprendizagem no curso oferecido pela instituição.

Corpo docente

O corpo docente é composto por profissionais qualificados, desde Especialistas, Mestres a Doutores em áreas específicas da Odontologia. Promovendo um ensino de excelência para os futuros profissionais.

Informações Acadêmicas

Norma – Láurea Acadêmica CBO, Clique Aqui 

Metodologia

Metodologia PBL

O compromisso da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT é com um ensino de excelência avançada. Por isso, a instituição adota a Metodologia PBL (Problem-Based Learning). Com esta forma de ensino, o aprendizado é baseado em problemas.

O que é a Metodologia PBL?

Para os nossos alunos e pais que estão antenados, o PBL é um método no qual destaca o uso de um contexto clínico ou de um problema relativo ao estudo. A partir deste problema, se levanta questões e possibilidades e este aluno é estimulado a procurar soluções. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo e se torna o agente responsável pelo seu aprendizado, promovendo a habilidade de trabalho em grupo. O PBL desperta as habilidades dos estudantes em fazer com atitude.

Como funciona o PBL? E o professor?

A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido. Os professores atuam como tutores, facilitando nos grupos a discussão e organizando os objetivos a serem alcançados.

O melhor do PBL é despertar no aluno que ele é o centro do conhecimento e isto não tem limite. Os alunos do PBL se agrupam em até 12 estudantes. Aqui na FACIT, inicialmente, as tutorias irão ocorrer todas as sextas-feiras. O professor não “ensina” da maneira tradicional, mas introduz a discussão, indicando os recursos.

No segundo momento, o estudo individual, sequentemente a isto, tem as conferências com fechamento de todas as questões levantadas. Abre-se um problema, um estudo de caso clínico e fecha este de forma sustentável na próxima semana e assim, semanalmente com tutoria diferente.

Qual a diferença em estudar pelo método PBL e tradicional?

Podemos afirmar, pela prática docente, que o aprendizado ocorre em ambos os métodos. A porta de entrada do PBL é diferente. O aluno é o motivo do ensino, ele é o centro. É o método ideal para dar iniciativa do aluno estudar por conta própria. É o fazer fazendo. A pedagogia autoritária e postural do professor é substituída pela compreensão e no tratamento flexível, mesmo diante, por vezes, ambigüidade.

O que é sessão tutorial?

Uma sessão tutorial trabalha os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, com base em tópicos considerados úteis para resolução do problema. Seguidamente os alunos são liberados para estudo individual, trabalhar independentemente, na busca de informações e na próxima sessão tutorial, as informações trazidas são integradas na solução do caso-problema.

Quais as vantagens deste método?

Como diretora da instituição e educadora com formação, o que mais pesa nas vantagens do PBL é a profundidade no conhecimento adquirido. Os alunos desde o primeiro período terão o ensino precoce à prática clínica (Odontologia) e vivência. E a formação de cirurgiões-dentistas e administradores humanizados, motivados para auto aprendizagem, aquisição de trabalho e tomada de decisão. Este é o perfil que os alunos vão ter!

Monitoria

Propiciar a formação acadêmica ampla e aprofundada; incentivar o interesse pela dedicação à docência e à pesquisa, bem como ampliar a participação dos acadêmicos nas atividades da instituição. Estes são os objetivos da Monitoria do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT).

O programa inclui duas horas semanais em atividades, com emissão de certificado no fim do semestre letivo e carga horária de 30 horas, que poderão ser creditadas nas atividades complementares obrigatórias. As vagas são definidas de acordo com a necessidade do curso.

Confira o Regimento de Monitoria, Clique AQUI

Objetivos do Curso

O curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promove a formação de um profissional que possui o conhecimento de suas competências e habilidades para atuar em prol da sociedade. Seguindo o que preconiza a Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES nº 3/2002) Clique aqui.

O curso tem dentre os seus objetivos a formação de um profissional que respeita os princípios éticos; atua em todos os níveis de atenção à saúde, sempre respeitando e valorizando o ser humano; além de buscar melhorar a percepção e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal, áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade.

Perfil do Egresso

Em consonância com as diretrizes curriculares que norteiam os cursos superiores, o futuro profissional de Odontologia deve ser humano, com formação clínica generalista técnico-científica e humanista, dotado de capacidade crítica e reflexiva, apto a atuar pautado nos princípios éticos e morais. Assim, o Curso de Bacharelado em Odontologia da FACIT tem como perfil o Cirurgião-Dentista com formação generalista, humanista, ética, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. O Cirurgião Dentista, formado pela FACIT, estará capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, assim como na sua inserção profissional através da Saúde da Família e do Trabalhador.

O egresso do Curso de Bacharelado em Odontologia da FACIT será um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo; participação no avanço da ciência e tecnologia; atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção à saúde com visão e entendimento da Gestão Pública e Privada. Deverá ainda o acadêmico ter consciência de sua atuação no mercado do trabalho, fato plenamente desenvolvido e propiciado pela metodologia de aprendizado baseado em competência, atitudes e habilidades.

Contudo, ao definir o perfil do profissional desejado, respeita-se sua vocação e dedicação para a profissão escolhida através das competências e habilidades desenvolvidas durante o curso, ressaltando a formação permanente e continuada. Ademais, o egresso deve estar apto a enfrentar com segurança profissional as demandas da saúde pública e privada no que diz respeito às peculiaridades de Araguaína e adjacências, notadamente em relação à fragilidade epidemiológica própria dessa região do Brasil.

Setores de Apoio

Coordenadora: Profª. Glenda Lara Lopes Vasconcelos

São atribuições da Coordenação do Curso de Odontologia:

– Formular, coordenar e avaliar objetivos e estratégias educacionais do Curso:

  • responder pelo alcance do perfil profissional dos alunos integrantes do seu Curso;
  • coordenar, junto aos professores, e propor a atualização dos projetos de ensino;
  • acompanhar a organização e supervisão de estágios e planos de ensino;
  • avaliar e propor à Direção a adequação das instalações físicas e recursos audiovisuais ou eletrônicos à necessidade de ensino do Curso;
  • presidir as reuniões do colegiado do Curso enquanto um espaço coletivo de discussão e legitimação das propostas pedagógicas, científicas e administrativas a serem implementadas.

–    Estimular o desenvolvimento pedagógico, científico e técnico dos professores do Curso:

  • estimular a atualização didática e científica dos professores do Curso;
  • orientar os professores nas atividades acadêmicas;
  • estimular a formação de grupos e de pesquisa entre os professores do Curso;
  • manter intercâmbio científico e cultural com outras Instituições de Ensino Superior;
  • fomentar a qualificação do corpo docente do seu Curso, em nível de pós-graduação.

–    Orientar e acompanhar os alunos em sua formação acadêmica e profissional:

  • orientar os alunos do Curso por ocasião da matrícula;
  • estabelecer e comunicar aos alunos do Curso o horário de atendimento a eles durante o semestre;
  • introduzir os alunos recém-matriculados nos procedimentos administrativo-acadêmicos e nos objetivos e perfil profissional do Curso;
  • coordenar a seleção e supervisionar as atividades de monitoria;
  • apoiar atividades científico-culturais de interesse dos alunos.
  • Responder pelas atividades administrativas no âmbito do Curso:
  • Organizar e planejar o cadastramento docente semestral;
  • Propor à Direção de Centro seleção de professores, quando necessária;
  • coletar sugestões e elaborar o plano anual de metas do Curso;
  • supervisionar a frequência do corpo docente;
  • avaliar situações conflitantes entre professores e alunos;
  • Estabelecer estratégias de articulação docente, discente e funcionários.

Assessoria Pedagógica do Curso de Odontologia

Assessoria Pedagógica do Curso
Profa. Dra. Severina Alves de Almeida

  • Identificar as principais dificuldades dos professores relacionadas a problemas didático-pedagógicos;
  • Propor, a partir das dificuldades apontadas, atividades de capacitação para o corpo docente;
  • Compor equipes multidisciplinares de professores para discussão da integração dos conteúdos curriculares;
  • Acompanhar atividades de avaliação propostas pelas disciplinas;
  • Realizar a análise prévia à impressão das avaliações de todas as disciplinas;
  • Recomendar alterações nas avaliações que não estejam adequadas às metodologias ativas de aprendizagem aplicadas no Curso;
  • Identificar, em parceria com os docentes de cada semestre, alunos com problemas de aprendizagem;
  • Acompanhar, junto aos docentes, os alunos em regime especial, buscando a efetivação do Plano de Reposição de Atividades;

Supervisão de Clínicas

Direção Clínica
Profa. Dra. Myrella Lessio Castro

  • Coordenar e solucionar problemas nos diversos setores relacionados com o funcionamento das clínicas;
  • Participar da Comissão de Controle de Infecções do Curso de Odontologia;
  • Supervisionar os funcionários responsáveis pelos seguintes setores:

Recursos Humanos

  • Escala de funcionários;
  • Funcionamento da Central de Material e Esterilização (CME);
  • Supervisão do trabalho executado pelos funcionários;
  • Funcionamento das clínicas, laboratórios e equipamentos.

Administração:

  • Organização dos funcionários da limpeza;
  • Manutenção do espaço físico das clínicas e laboratórios;
  • Manutenção dos equipamentos das clínicas e laboratórios;
  • Controle do material de consumo e almoxarifado;
  • Sistema acadêmico;
  • Acompanhamento do sistema por alunos e professores;
  • Desenvolvimento de melhorias no sistema.

Triagem e Recepção:

  • Acompanhar as atividades dos funcionários do setor e sua articulação com as clínicas;

Assessoria de Pesquisa

Matriz Curricular

PRIMEIRO PERÍODO

Clínica Odontológica I

Investigação Científica em Odontologia I

Medicina Bucal I

Odontologia e Sociedade I

PBL (Problem-based learning) I

SEGUNDO PERÍODO

Clínica Odontológica II

Investigação Científica em Odontologia II

Medicina Bucal II

Odontologia e Sociedade II

PBL (Problem-based learning) II

TERCEIRO PERÍODO

Clínica Odontológica III

Estágio Clínico I

Investigação Científica em Odontologia III

Medicina Bucal III

Odontologia e Sociedade III

PBL (Problem-based learning) III

QUARTO PERÍODO

Clínica Odontológica IV

Estágio Clínico II

Investigação Científica em Odontologia IV

Medicina Bucal IV

Odontologia e Sociedade IV

PBL (Problem-based learning) IV

QUINTO PERÍODO

Clínica Odontológica V

Estágio Clínico III

Investigação Científica em Odontologia V

Medicina Bucal V

Odontologia e Sociedade V

PBL (Problem-based learning) V

SEXTO PERÍODO

Clínica Odontológica VI

Estágio Clínico IV

Investigação Científica em Odontologia VI

Medicina Bucal VI

PBL (Problem-based learning) VI

SÉTIMO PERÍODO

Clínica Odontológica VII

Estágio Clínico V

Investigação Científica em Odontologia VII

Medicina Bucal VII

Odontologia e Sociedade VI

PBL (Problem-based learning) VII OB – T 36

OITAVO PERÍODO

Clínica Odontológica VIII

Estágio Clínico VI

Investigação Científica em Odontologia VIII

Medicina Bucal VIII

PBL (Problem-based learning)

NONO PERÍODO

Estágio Clínico VII

Investigação Científica em Odontologia IX

Optativa

PBL (Problem-based learning) IX

REQUISITOS LEGAIS 

Carga Horária Mínima 4230

Carga horária Estágio 882

Carga horária conteúdos 3240

Atividade complementar 108

Período: Integral

Duração Mínima: 9 Semestres (4,5 anos)

Duração Máxima: 12 Semestres (6 anos)

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Empreendedorismo e Plano de Negócios em Saúde

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Noções em Primeiros Socorros;

Educação e Desenvolvimento Sustentável

Fundamentos de Terapêutica Homeopática em Odontologia.

O aluno, de acordo com sua vocação, deverá cursar uma ou mais disciplinas optativas. Detém caráter obrigatório realizar 108 horas de atividades complementares durante o curso, cuja regulamentação e acompanhamento serão realizados pela coordenação de curso. Será de caráter obrigatório a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as normas regimentares em formato de artigo científico, devidamente orientado e legalmente implementado.