Sobre o curso

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prepara profissionais para os desafios de um mercado cada vez mais promissor e que ainda possui poucos profissionais formados para suprir a grande demanda. A Tecnologia da Informação (TI) é frequentemente apontada como a área das profissões do futuro, destacando atividades ligadas ao desenvolvimento de softwares e soluções diversas em TI, e o profissional desta área pode atuar em empresas de tecnologia de pequeno, médio e grande porte, além de trabalhar como freelancer ou ser funcionário de empresas de todos os setores que utilizam tecnologia, além de poder fazer concursos públicos.

Segundo relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a profissão de Analista de Sistemas está entre as que mais geraram empregos nos últimos anos, criando postos de trabalho entre 2009 e 2012, com 49.535 novos empregos durante o período. O curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi regulamentado através da Portaria nº 10, de 28 de julho de 2006.

Duração

2 anos e meio

Turno

Noturno
Quero me inscrever

Diferenciais do curso e o Mercado de Trabalho

A FACIT tem um sistema de ensino e aprendizagem diferenciado e o nosso curso de ADS se destaca por esses diferenciais que visam a formação de um profissional de excelência. Com duração de dois ano e meio, proporciona uma rápida formação e inserção no mercado de trabalho. As disciplinas acompanham as tendências atuais da tecnologia, como Programação para Jogos, Inteligência Artificial, Data Science, Internet das Coisas, Mobile, entre outras.

A nossa metodologia de ensino une teoria e prática, estimulando o desenvolvimento de projetos desde o primeiro semestre. O corpo docente possui sólida qualificação e reconhecida experiência profissional na área.

O mercado de trabalho tem uma crescente demanda por profissionais de tecnologia na região e os nossos acadêmicos já saem preparados para atuar nele.

Atividades Complementares e Projetos de Extensão

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIT possui uma carga horária total de 2.368 horas, sendo 1.932 horas referentes às disciplinas em sala de aula, 336 horas referentes aos Projetos de Extensão e 100 horas referentes às Atividades Complementares.

O objetivo das Atividades Complementares é proporcionar aos acadêmicos buscar conhecimento fora da sala de aula, participando de eventos, oficinas, cursos extracurriculares, entre outras atividades que venham a agregar na experiência do curso.

Já os Projetos de Extensão têm como objetivo colocar os nossos acadêmicos em contato com a comunidade local, por meio de ações desenvolvidas dentro e/ou fora da instituição e que gerem valor para a sociedade, dentro das áreas dos cursos.

Atividades Integradoras

No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIT, temos a disciplina Atividade Integradora, ofertada em todos os semestres do curso com o objetivo de proporcionar aos nossos acadêmicos desenvolver projetos práticos e interdisciplinares sob a supervisão de um professor, em que possam aplicar os conhecimentos obtidos nas disciplinas de cada semestre do curso e criar soluções reais. Dessa forma, ao longo do curso, nossos acadêmicos são incentivados a criarem um portfólio com projetos desenvolvidos na prática, do primeiro ao último semestre do curso.

Perfil do Egresso

O nosso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional preparado para atuar na sociedade em que se insere, de forma a contribuir para a resolução de problemas das organizações e da sociedade em geral, utilizando saberes, habilidades e competências adquiridas nos cinco semestres da matriz curricular.

Baseadas nos saberes que englobam as diversas áreas do conhecimento, as habilidades e competências do profissional em análise e desenvolvimento de sistema devem circunscrever-se nas três categorias: habilidades pessoais; conhecimentos, habilidades e competências técnicas e habilidades interpessoais.

Matriz Curricular

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplinas CH TOTAL
LAB. VIDA 1.1 42
Leitura e Interpretação de Texto 84
Empreendedorismo 42
Estatística e Análise de Dados 42
Algoritmo e Lógica de Programação 63
Redes de Computadores 42
Formalização Empresarial 42
Atividade Integradora 1.1 84
CH HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 441
1.2 LAB. VIDA 1.2 42
Modelos de Investigações Científicas – MODIC 84
Direito do Consumidor 42
Inglês Instrumental 42
Engenharia de software 42
Linguagem e Técnica de Programação 63
Relacionamento com o Cliente 42
Atividade Integradora 1.2 63
CH HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 420
2.1 Banco de Dados 63
Internet das Coisas 63
Web Design 63
Planejamento e Controle Financeiro 63
Gestão e Governança de TI 42
Atividade Integradora 2.1 84
CH HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 378
2.2 Interface Homem Máquina 63
Infraestrutura de Redes 63
Qualidade de Softwares 63
Desenvolvimento Web 63
Atividade Integradora 2.2 84
CH HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 336
3.1 Mobile 84
Inteligência Artificial 63
Data Science 63
Programação para Jogos Digitais 84
Atividade Integradora 3.1 63
CH HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 357

RESUMO DAS ATIVIDADES

Requisitos Legais ADS
Carga Horária Total de conteúdo das Disciplinas 1932
Presenciais 1470
À distância 462
Extensões Curriculares 336
Atividade complementar 100
Carga Horária Total do Curso 2368
Duração Mínima: 5 Semestres (2,5 anos)
Duração Máxima: 10 semestres (5 anos)
Período: Noturno