Cena de crime simulada desafia acadêmicos de Direito no 1º dia do semestre letivo

Atividade fez parte da programação do acolhimento dos acadêmicos no retorno às aulas

Imagine ser testemunha da cena de um crime no primeiro dia do semestre letivo. Foi o que aconteceu com os calouros e veteranos do curso de Direto da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins. Mas calma, essa história policial foi fictícia e fez parte da programação de acolhimento dos alunos.

O objetivo da atividade foi engajar os acadêmicos do curso de Direito a participar das primeiras etapas da resolução de um crime. Um papiloscopista, um delegado da Polícia Civil e advogado criminal que também são professores da FACIT participaram da encenação para ajudar na apresentação dos aspectos técnicos que envolvem uma cena criminal.

“Desde o começo do curso, nossos alunos são incentivados a conhecer muitas possibilidades para a carreira dentro do Direito, como policial, policial investigativa, de agente público, advogado de defesa e também a prática dos tribunais. Dessa forma, eles terão mais segurança para escolher a carreira que vão seguir após a conclusão do curso”, Daniel Cervantes, coordenador do curso de Direito da FACIT.

Vivência prática

De acordo com Daniel Cervantes, a atividade também dar a oportunidade do aluno ter a vivência prática da profissão.

“Conseguimos simular com riquezas de detalhes a cena de um crime. Esse tipo de atividade prática com a participação de profissionais da área é muito importante para que o aluno tenha maior noção de como irá aplicar os conhecimentos teóricos que são aprendidos na sala de aula”, explicou.

Acolhimento dos alunos

Além do crime simulado, os estudantes que participaram do acolhimento no primeiro dia de aula também realizaram um tuor pelas instalações da FACIT.

Até o dia 06 de fevereiro, estão programadas uma série de atividades para acolhimento dos novos acadêmicos que estão ingressando na FACIT.

Dia 02 de fevereiro

19h às 21h – Visitas dos alunos do 1º ano às instalações da FACIT

Dia 03 de fevereiro

08h às 11h/19h às 21h – Apresentação do Portal da FACIT e as funcionalidades da ferramenta (no Laboratório de Informática)