Acadêmicos de Medicina Veterinária e Odontologia da FACIT participam da Cerimônia do Jaleco

Evento marca o início da vida acadêmica dos futuros profissionais da saúde humana e animal

A Cerimônia do Jaleco já faz parte da rotina dos estudantes da área da saúde na FACIT. Na tarde da última sexta-feira, 07, foi a vez de os acadêmicos de Medicina Veterinária e de Odontologia da FACIT receberem o tão aguardado jaleco.  Também participaram do evento familiares, professores e coordenadores da faculdade.

Quando os alunos colocam o jaleco pela primeira vez, comprometem-se com a saúde e reafirmam a responsabilidade de cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico.

“Esta cerimônia simboliza para os estudantes da área da saúde apenas a primeira de muitas conquistas. Vestir o jaleco pela primeira vez está entre as melhores sensações que o novo acadêmico pode ter. É na cerimônia que os calouros se comprometem a honrar a profissão e respeitar seus futuros pacientes”, destaca a coordenadora do curso de Odontologia da FACIT, Dra. Marcela Moreira.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FACIT, Dra. Fernanda Luz, explica que o jaleco é a “cara” de todo curso da saúde. O estudante se paramenta assumindo uma responsabilidade com a saúde humana, o meio ambiente e a saúde animal.

“É importante que ele sinta essa responsabilidade desde o primeiro período, que ele entenda que, a partir dali, está assumindo uma responsabilidade com a sociedade, com a família e consigo mesmo”, enfatiza a Dra. Fernanda.

Mais do que um EPI, um símbolo de responsabilidade

O supervisor acadêmico da FACIT, Jocirley Oliveira, explica que o jaleco é muito mais do que um EPI – Equipamento de Proteção Pessoal.

“O jaleco pode ser visto simplesmente como um EPI de biossegurança, mas, quando um profissional o veste, sua responsabilidade triplica, porque ali tem uma simbologia muito forte do trabalho, do compromisso, da responsabilidade que o profissional da saúde tem com os seus pacientes”, conclui Jocirley.

Um futuro brilhante pela frente

Para o acadêmico de Medicina Veterinária Lucas Eduardo Cunha, a expectativa é a de ser o melhor profissional possível.

“Vou me esforçar para que tudo dê certo, mergulhar fundo nos estudos. Esse é só o começo da minha carreira como médico veterinário”, conta Lucas.

Para Pedro Victor Rodrigues Vieira, calouro de Odontologia, a Cerimônia do Jaleco deu mais forças para enfrentar o desafio que o espera. “A expectativa pelo que há de vir no meu futuro é muito boa. Agora é só o começo, mas vou batalhar pelo meu futuro”, enfatiza o futuro dentista.

Para Vitória Ágnes da Costa, futura médica veterinária, a experiência de trajar o jaleco na frente da família foi única.

“Uma sensação maravilhosa de poder estar presente, de poder ser vestida pela minha mãe. Foi uma honra imensa. Amo o meu curso. Serão muitos anos de dedicação e esforço, mas vai valer a pena cada segundo, eu tenho certeza”, finaliza Ágnes.