Acadêmicos de Enfermagem e Radiologia da FACIT participam da Cerimônia do Jaleco

Evento marca o início da vida acadêmica dos futuros profissionais da saúde

Tradição para os cursos da área da saúde, a Cerimônia do Jaleco já faz parte da rotina de início de semestre da FACIT. Na noite da última sexta-feira, 23, foi a vez de os acadêmicos de Enfermagem e de Radiologia da FACIT participarem da honraria acompanhados dos seus familiares, professores e coordenação da faculdade.

A Cerimônia do Jaleco simboliza o momento em que os alunos colocam a vestimenta pela primeira vez, comprometendo-se com a saúde e reafirmando a responsabilidade em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico.

Mais do que um EPI, um símbolo de responsabilidade

O supervisor acadêmico da FACIT, Jocirley Oliveira, explica que o jaleco tem um significado muito maior do que ser apenas mais um EPI – Equipamento de Proteção Pessoal.

“O jaleco pode ser visto simplesmente como um EPI de biossegurança, mas, quando um profissional o veste, sua responsabilidade triplica, porque ali tem uma simbologia muito forte do trabalho, do compromisso, da responsabilidade que o profissional da saúde tem com os seus pacientes”, pontua Jocirley.

Para o coordenador do curso de Radiologia, professor Filipe de Sousa Carvalho, o recebimento do primeiro jaleco marca o início da jornada acadêmica dos estudantes da área da saúde.

“O jaleco representa o profissional de saúde, aquele que vai fazer a diferença na vida das pessoas por meio do cuidado. Então, a cerimônia marca do início do estudante na vida acadêmica e faz com que ele reconheça a importância da profissão no meio social onde ele está inserido”, comenta Filipe.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Denia Rodrigues Chagas, conta que o jaleco, além de ser uma proteção, é um símbolo do cuidado para com os pacientes.

“O jaleco significa zelo, cuidado, tanto para a vida do paciente quanto para o enfermeiro. A Cerimônia do Jaleco é um momento simbólico onde os alunos se comprometem a ajudar na prestação da assistência à vida com zelo, cuidado e ética”, conclui.

Um sonho que se realiza

Os jalecos foram entregues um a um para os acadêmicos. A emoção era grande porque quem entregou a vestimenta foram familiares queridos. O ambiente era de alegria, satisfação e cheio do sentimento de que muita coisa boa acontecerá no futuro.

“É muito gratificante fazer parte de um curso que eu sempre tive vontade de fazer. É um sonho que se realiza, eu quero muito ajudar as pessoas. Então, vou me esforçar muito para aprender o máximo possível nesses cinco anos de curso e serei a melhor enfermeira”, promete a acadêmica de Enfermagem Gesse Pereira.

Para a acadêmica de Radiologia Raquel Araújo, é uma enorme honra trajar um jaleco. “Me sinto honrada em ter escolhido a Radiologia, em saber que depois que terminar o curso estarei ajudando uma infinidade de pessoas. A Cerimônia do Jaleco marca o início de tudo para mim”, finaliza Raquel.