"MUDOU NOSSA REALIDADE", DESTACA DIRETORA DE ESCOLA ONDE PROJETO DA FACIT É REALIZADO

"MUDOU NOSSA REALIDADE", DESTACA DIRETORA DE ESCOLA ONDE PROJETO DA FACIT É REALIZADO

 

  A Faculdade de Ciências do Tocantins realizou o primeiro levantamento epidemiológico das más oclusões que são as chamadas deformidades de face. Cerca de mil crianças entre 9 e 11 anos de idade da escola municipal Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda, passaram por exames detalhados com os profissionais da faculdade e os dentistas que são mantidos pela prefeitura de Araguaína na clínica instalada pela FACIT dentro da escola.

  As deformidades mais comuns que podem se agravar são as mordidas cruzadas e as mordidas abertas. São características de crianças que chupam o dedo ou mamadeira em excesso. A mandíbula que acaba se formando e atingindo um tamanho maior em relação ao maxilar, também é outra deformidade comum. Esses casos necessitam de uma intervenção através do uso do aparelho ortodôntico.

  É difícil para os pais perceberem a deformidade de face. Por isso essa intervenção só pode ser diagnosticada através do trabalho do profissional. Os sinais mais comuns são crianças que costumam ranger os dentes durante o sono, que estão sempre com a boca aberta, babando em excesso, que acordam várias vezes durante a noite para beber água.

  Após essa análise feita nos alunos da escola Luiz Gonzaga, a FACIT irá realizar o tratamento de crianças que apresentarem o quadro que possa exigir o uso do aparelho. 50 crianças vão ser selecionadas para o tratamento gratuito  e com todo o acompanhamento dos profissionais e especialistas da FACIT. 

  A diretora geral da Faculdade de Ciências do Tocantins, Ângela Maria Silva, destacou a parceria que tem ajudado a transformar a vida das crianças e da própria comunidade acadêmica da instituição. “Desde 2015 a FACIT está como parceira da escola. É uma parceria que deu muito certo. Nós percebemos que os alunos estão motivados, tanto os alunos da escola quanto os alunos da graduação. É um grande passo, um avanço muito grande. Vamos trazer o atendimento de ortopedia funcional e ortodontia preventiva pra dentro da escola”, completou.  

  Para a diretora da escola Luiz Gonzaga, o projeto desenvolvido pela FACIT vem refletindo de forma positiva também do outro lado do muro da escola. “Como é um bairro muito carente, essas parcerias são muitos importantes. Tem melhorado muito o comportamento das crianças na sala de aula. Junto à família também a gente tem certeza que essa parceria vai tirar as crianças das ruas porque elas estão aqui na escola recebendo atendimento dentário, aprendendo música. Esse trabalho da FACIT mudou nossa realidade”, disse Maria Luzia.

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FACIT

ascom@faculdadefacit.edu.br (36) 99227 4927

 

  • Endereço
    Unidade I: Rua D 25, Qd 11, Lt 10 - Setor George Yunes (Próximo à Av. José de Brito)Unidade II: TO 222, Luiz Pires.
  • Contatos
    0800 646 7277(63) 3414 4625(63) 3413 2152